Governo do Estado do Espírito Santo
21/05/2007 08h14 - Atualizado em 12/12/2017 10h58

Blitze do ‘Madrugada Viva’ flagra 45 motoristas embriagados no fim de semana

Para tentar evitar que jovens morram em acidentes de trânsito por motivo de ingestão de bebida alcoólica, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv), atua semanalmente com a operação ‘Madrugada Viva’.

No último fim de semana foram apreendidas 45 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), durante ações realizadas na Grande Vitória.

Nas blitze, motoristas e passageiros também recebem orientações para condutas corretas no trânsito, com foco nos acidentes de trânsito causados por embriaguez. Sendo constato o uso de bebida, o condutor recebe multa de R$ 957,70, além de ter a carteira de habilitação apreendida. O motorista pode, ainda, ter o direito de dirigir suspenso de quatro a 12 meses. Em caso de reincidência a suspensão pode chegar a dois anos.

De acordo com Rosane Giuberti, gerente de Educação de Trânsito do Detran-ES, “o objetivo da fiscalização é prevenir acidentes por consumo de álcool, principalmente entre os jovens”.

Rosane destaca a importância da continuidade das ações nos fins de semana - principalmente nos feriados prolongados - onde aumentam os riscos de acidentes devido ao grande fluxo de veículos na vias. “O espírito festivo nesses dias influenciam as pessoas a exceder no consumo de bebidas alcoólicas. Por isso, a importância da fiscalização para quem estiver com o nível alcoólico acima do tolerado pela legislação de trânsito”, destacou.

O álcool está entre os principais causadores de acidentes, por provocar alterações na coordenação motora e na capacidade de raciocínio do ser humano.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br
Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard