Para tentar evitar que jovens morram em acidentes de trânsito por motivo de ingestão de bebida alcoólica, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv), atua semanalmente com a operação ‘Madrugada Viva’.
No último fim de semana foram apreendidas 45 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), durante ações realizadas na Grande Vitória.
Nas blitze, motoristas e passageiros também recebem orientações para condutas corretas no trânsito, com foco nos acidentes de trânsito causados por embriaguez. Sendo constato o uso de bebida, o condutor recebe multa de R$ 957,70, além de ter a carteira de habilitação apreendida. O motorista pode, ainda, ter o direito de dirigir suspenso de quatro a 12 meses. Em caso de reincidência a suspensão pode chegar a dois anos.
De acordo com Rosane Giuberti, gerente de Educação de Trânsito do Detran-ES, “o objetivo da fiscalização é prevenir acidentes por consumo de álcool, principalmente entre os jovens”.
Rosane destaca a importância da continuidade das ações nos fins de semana - principalmente nos feriados prolongados - onde aumentam os riscos de acidentes devido ao grande fluxo de veículos na vias. “O espírito festivo nesses dias influenciam as pessoas a exceder no consumo de bebidas alcoólicas. Por isso, a importância da fiscalização para quem estiver com o nível alcoólico acima do tolerado pela legislação de trânsito”, destacou.
O álcool está entre os principais causadores de acidentes, por provocar alterações na coordenação motora e na capacidade de raciocínio do ser humano.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br
Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br