O Departamento Estadual de trânsito (Detran|ES), em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), realiza neste fim de semana as ações do programa ‘Madrugada Viva’ na Grande Vitória e em mais seis municípios capixabas. As blitze ocorrerão de Norte a Sul do Estado. As abordagens são educativas e de fiscalização, e serão feitas em pontos estratégicos dos municípios de São Mateus, Alegre, Guaçuí, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Barra de São Francisco.
Durante as operações, os motoristas flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro e, se constatada a embriaguez, têm a carteira de habilitação recolhida e recebem uma multa no valor de R$ 957,70.
Aqueles que apresentarem concentração de álcool acima de 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões serão encaminhados à Delegacia de Policia Judiciária mais próxima (DPJ), e terão que pagar uma fiança estipulada pelo delegado de plantão. Mesmo após o pagamento, os infratores ainda respondem criminalmente, e a pena varia de seis meses a três anos de prisão.
De acordo com o diretor geral do Detran|ES, Paulo Lemos, a fiscalização do ‘Madrugada Viva’ é necessária para conscientizar os motoristas. “Sabemos que as campanhas estritamente educativas surtem efeitos, principalmente, com os jovens, entretanto, muitos condutores só mudam de comportamento quando há fiscalização”, ressalta o diretor.
De janeiro a maio de 2008 o programa retirou das ruas 299 condutores embriagados. No mesmo período deste ano foram 364. Mais de 50% dos condutores são encaminhados ao DPJ por apresentarem concentração de álcool elevada.
Paulo Lemos esclarece que a parceria entre o Detran|ES e as polícias Militar e Civil permite que o Governo do Estado promova ações de prevenção de acidentes de trânsito envolvendo condutores embriagados. “Não podemos e nem vamos parar. Estamos buscando mais parceiros para intensificar a cada dia esse programa que salva tantas vidas”, disse.
Informações à Imprensa:
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Vivian Camargo
Vinícius Yungtay