01/08/2006 15h25 - Atualizado em 12/12/2017 10h55

Cachoeiro de Itapemirim recebe o projeto ‘Educar para a paz no trânsito’

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realiza, nesta quinta (03) e sexta-feira (04), uma nova edição do projeto ‘ Educar para a paz no trânsito’. O curso acontece das 8 às 18 horas, na Escola de 2 º grau Liceu Muniz Freire, no Bairro Independência, em Cachoeiro de Itapemirim.

Segundo Helena da Vitória Ribeiro, técnica-administrativa da Coordenação Pedagógica (Coped) do Detran, esse projeto está atingindo os municípios onde o trânsito ainda não é municipalizado. “Queremos que as Prefeituras e as Secretarias de Educação vejam o quanto é importante inserir o tema trânsito nas escolas”, disse Helena. E, acrescenta, que no primeiro semestre de 2007, agentes do Detran farão visitas aos municípios onde o curso já foi oferecido, “para cobrar os resultados”.

A Superintendência Regional de Educação de Cariacica já enviou cinco projetos pedagógicos ao Detran e os municípios de Nova Venécia e Santa Teresa enviaram 10 projetos cada um. Esta é uma das etapas do projeto, a ser cumprida pelas escolas já visitadas.

Participam do ’Educar para a paz no trânsito’ em Cachoeiro 80 professores do município. O Detran tem como objetivo, a partir da capacitação de profissionais de educação, formar agentes multiplicadores de trânsito. Dessa forma, pedagogos, diretores e coordenadores levarão para as salas de aula todo o conhecimento adquirido com o curso, buscando refletir juntamente com seus alunos sobre um trânsito fundamentado em princípios éticos, de convivência social e respeito mútuos.

Esse projeto do Detran já capacitou 591 profissionais de educação e foi realizado em dez municípios: Nova Venécia, Santa Teresa, Santa Leopoldina, Cariacica, Guarapari, Domingos Martins, Iconha, Marataízes, Piúma e Marechal Floriano.

O curso também será oferecido em Aracruz, no período de 16 a 18 deste mês, e em seguida em Itarana, de 21 a 23.

Informações Adicionais:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES