18/05/2007 09h40 - Atualizado em 12/12/2017 10h58

Campanha da Faixa de Pedestres defende mudança de comportamento no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), em parceria com Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv) e as prefeituras municipais, iniciou na quinta-feira (17) as abordagens a motoristas e pedestres com a campanha da Faixa de Pedestre ‘A segurança está na sua mão’.

Os objetivos das ações são reforçar a mensagem de que o gesto de esticar a mão para pedir passagem garante a comunicação entre o pedestre e o motorista; lembrar ao pedestre que a faixa existe para sua segurança e, incentivar os motoristas a dar passagem para os pedestres, sempre que estiverem numa faixa não semaforizada.

O motorista que não parar na faixa para priorizar a travessia segura do pedestre pode ser punido com multa gravíssima, que corresponde a R$ 191, 00, e a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com Rosane Giuberti, gerente de Educação de Trânsito do Detran-ES, a campanha seguirá a linha educativa, pois a meta é despertar a consciência da população sobre a importância de uma mudança comportamental no trânsito, “e com isso, melhorar a mobilidade em nossas cidades”, afirmou.

As ações acontecem inicialmente em Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra, em locais e horários diferenciados. A campanha educativa atua em parceria, também, com agentes da Associação dos Amigos dos Deficientes Físicos (Aadef).

Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br