Governo do Estado do Espírito Santo
16/11/2011 22h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h23

Campanha de conscientização de motociclistas chega à Guarapari e Aracruz


A campanha "Você pode não ter uma segunda chance", voltada para os motociclistas, está visitando os municípios do interior do Estado com grande frota de motos. O objetivo é conscientizar os condutores das consequências dos acidentes envolvendo motos e da importância de ter atitudes preventivas no trânsito.

Durante esta semana, a equipe do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) esta visitando os municípios de Guarapari e Aracruz; na próxima semana, recebem a campanha os motociclistas dos municípios de Colatina e Linhares. As abordagens ocorrem sempre em pontos de referência das cidades, com um caminhão com um telão e equipamento de som, que exibe um filme de 12 minutos voltado para os motociclistas.

O documentário possui cenas reais de vítimas de acidentes de trânsito que foram flagradas durante o trabalho de socorro das equipes do Samu-192. O filme vai além do resgate das vítimas e mostra o processo de reabilitação dos acidentados, as sequelas e a angústia dos familiares.

Também estão presentes no material depoimentos de motociclistas sobre o comportamento do condutor de moto no trânsito, os riscos da direção e o testemunho de acidentados.

Junto ao caminhão, dois cadeirantes acompanham a equipe do Detran|ES, para promover a campanha e conscientizar os condutores de motos. Todas as ações nas cidades do interior serão gravadas e exibidas posteriormente no Youtube. Os vídeos e informações da campanha também serão divulgados nas redes sociais por equipes do Detran|ES.

Além das ações nas ruas, a campanha também conta com um vídeo que esta sendo veiculado nas emissoras de televisão e spots de rádio, outdoors, peças adesivadas em ônibus (backbus) e empenas (peças grandes instaladas em laterais de prédios).

No comercial veiculado nas TVs, aparece um menino brincando com um jogo, no videogame, que imita um motociclista no trânsito. Ele acaba se acidentando e é preciso começar o jogo novamente. Ao brincar, a criança faz referência ao irmão, que ficou paraplégico após um acidente de trânsito e que, ao contrário do jogo, não pode voltar atrás.


Acidentes

Atualmente, cerca de um terço da frota circulante no Espírito Santo é composta por esse tipo de veículo, responsável por quase 40% dos acidentes com vítimas registrados em 2010.

De acordo com o próprio anuário estatístico 2010 do Detran|ES, os motociclistas representam a maior parcela das vitimas que apresentam alguma sequela proveniente de acidentes de trânsito.

Das 19.810 vítimas parciais do trânsito, ou seja, daqueles que sofreram algum trauma, mas não vieram a óbito, 7.664 eram motociclistas. Os condutores de moto também são os que mais morrem no trânsito, totalizando 185 vitimas fatais em 2010.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Mônica Luz
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382
monica.luz@detran.es.gov.br
Vinícius Yungtay
(27)3137-2627/ (27)9943-7060
viniciusyungtay@detran.es.gov.br
www.twitter.com/detranES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard