Desde agosto de 2004, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) vem realizando, em parceria com a Polícia Militar, abordagens durante as madrugadas, nas imediações dos bares e boates na Região Metropolitana da Grande Vitória. A campanha “Madrugada Viva” abordou, desde então, mais de 96 mil condutores.
As blitze continuam e, neste fim de semana, acontecem em pontos estratégicos, definidos pelo Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv).
Durante as operações, condutores flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro. Se for constatada a concentração de álcool o motorista tem a carteira de habilitação apreendida e recebe uma multa no valor de R$ 957,70, além de ter o direito de dirigir suspenso pelo período de quatro a doze meses. No caso de reincidência a suspensão pode chegar a dois anos.
Devido à abrangência e relevância da proposta, a campanha recebeu em 2005 o Prêmio Inoves na categoria Modernização da Gestão Pública, com o tema Utilização dos Recursos Públicos. O prêmio é realizado pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger).
A operação “Madrugada Viva” é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, desenvolvida pelo Detran-ES.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br
Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br