25/01/2011 22h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h22

Campanha do Detran|ES alerta para cuidados ao contratar transporte escolar

Começou a veicular nesta quarta-feira (26), nas televisões da Grande Vitória, a campanha do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) alertando os pais sobre os cuidados que se deve ter na hora de contratar um transporte escolar.

O vídeo tem duração de um minuto e passa ao telespectador as informações necessárias para que consigam identificar um transportador credenciado e regularizado junto ao Detran|ES.

Além de verificar itens como registro no Detran|ES, faixa lateral com o nome "escolar" e termo de autorização em dia, este ano os pais devem ficar atentos ao selo de conformidade que deverá estar colado no vidro frontal do veículo.

O selo é a garantia de que o veículo foi vistoriado em uma Instituição Técnica Licenciada (ITL) e foi aprovado na verificação de mais de 200 itens de segurança como extintor de incêndio, pneus, faixa lateral padronizada, faróis, buzina, cinto de segurança, emissão de poluentes e o estado de conservação do veículo.

No primeiro semestre, os veículos vistoriados e aprovados ganharão o selo na cor azul, já no segundo semestre o selo será rosa.

A campanha do Detran|ES sobre transporte escolar será veiculada nas televisões da Grande Vitória até o dia 11 de fevereiro.

Material

Além do vídeo, um material gráfico contendo as informações para contratar um transporte escolar seguro será distribuído pela equipe de educação do Detran|ES nas escolas da Grande Vitória, a partir do dia 7 de fevereiro.

Dicas do Detran|ES na hora de contratar o serviço de transporte escolar

Verificar:

- Se o condutor é capacitado para o transporte escolar e se possui, no mínimo, habilitação na categoria D;

- Se o condutor possui o credenciamento do Detran|ES. Essa é a garantia de que ele foi habilitado e recebeu treinamento específico;

- Se o veículo é vistoriado semestralmente pelo Detran|ES e se o alvará está na validade;

- Se o condutor transporta o número de passageiros compatível com o limite do veículo;

- Todas as crianças devem estar sentadas e cada uma com o seu cinto de segurança;

- Se há uma pessoa com crachá de acompanhante para auxiliar no embarque e desembarque de crianças até a 5ª série;

- Se o tipo, estado de conservação e funcionamento do veículo atendem às exigências do CTB, artigos 136 e 137;

- A idade dos demais alunos transportados;

- Referências de outros pais. Como se comunicar com outros pais em caso de necessidade;

- Qual o itinerário e o tempo de permanência do aluno no veículo.

Sayonara Lacerda
(27)3137-2627/ (27)9943-6382