Nesta quinta-feira (11), a campanha “Motociclista coloque em prática as leis de trânsito” chega à Vila Velha. As abordagens serão realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesa), Sindicatos dos Motociclistas (Sindimotos), Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), Polícia Militar e concessionárias.
Pelo município de Vila Velha circulam aproximadamente 20 mil motocicletas.
Durante o comando educativo, que acontece em forma de pit stop, os motociclistas passarão por três tendas onde receberão dicas de segurança, uma atenção especial para conferir as condições de saúde e uma revisão geral dos equipamentos obrigatórios de segurança do veículo.
Pit stop com três tendas:
- Tenda Educação: Abordagens aos condutores sobre comportamento seguro nas vias, dicas de pilotagem segura e atendimento aos motociclistas, com o apoio de profissionais da saúde.
- Tenda Mecânica: Avaliação e revisão das motocicletas, com algumas correções.
- Tenda Serviço: Consulta ao sistema de veículos do Detran-ES, com orientação sobre a situação da motocicleta, procedimentos para regularização e também consulta ao sistema de habilitação. Os condutores também poderão tirar dúvidas de como renovar sua CNH, mudar de categoria e outros.
A gerente de Educação de Trânsito do Detran-ES, Rosane Giuberti, disse que a grande preocupação quando o assunto é o aumento do número de condutores nas ruas da Grande Vitória, é o preconceito e a "rixa" entre motoristas e motociclistas. "O uso do capacete, a responsabilidade na direção defensiva e, principalmente, não consumir álcool ou substâncias entorpecentes são temas que nós frisamos muito nas campanhas de conscientização", destacou.
No ano passado, 97% dos acidentes de trânsito no Estado aconteceram na área urbana. Em Vila Velha, quase metade dos acidentes registrados com vítimas, envolviam motocicletas, de um total de 815. A cidade registrou o segundo maior número de ocorrências deste tipo no Estado.
“É importante frisar que antes da pressa por metas profissionais, o motociclista tem um papel de responsabilidade no trânsito", finalizou Rosane Giuberti.
Desde o início das ações, o Detran-Es, já orientou aproximadamente 100 mil motociclistas em todo o Espírito Santo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo
Tels.: (27) 3137-2627
viviancamargo@detran.es.gov.br
Vinícius Yungtay
Tels: (27) 3137-2627
viniciuyungtay@detran.es.gov.br
texto: Vivian Camargo e Hermano Drumond