Governo do Estado do Espírito Santo
05/08/2009 10h48 - Atualizado em 12/12/2017 11h06

Campanha do Motociclista visita Cachoeiro de Itapemirim e Cariacica

Nesta quarta-feira (05), o município de Cachoeiro de Itapemirim recebe a visita da campanha ‘ Motociclista, coloque em prática as leis de trânsito’ do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), em parceria com a Polícia Militar, Sindicato dos Motociclistas do Espírito Santo (Sindimotos), Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), Concessionárias e a prefeitura local. Os pit stops educativos começam a partir de 9h30 e prosseguem até as 13 horas.
Já nesta quinta-feira (06) as ações ocorrem na Grande Vitória, no município de Cariacica, nos mesmos horários. De acordo com o diretor geral do Detran|ES, Paulo Lemos, a quantidade de motocicletas nestes dois municípios justifica a presença da campanha, que visa a um comportamento mais seguro no trânsito por parte destes condutores. “Quando fazemos campanhas de educação deste tipo, estamos pensando também na saúde deste motociclista, que se acidenta, muitas vezes, por conta de uma condução imprudente”, destacou Lemos.
A frota de motocicletas - 310 mil - representa atualmente cerca de 30% dos veículos cadastrados no Estado - 1.155.964. O número de motoristas habilitados na categoria A (moto) é de aproximadamente 50% dos condutores capixabas. Somente em Cariacica são 20.065 motos registradas e em Cachoeiro de Itapemirim, são 20.280.

Abordagens

Durante a Campanha, os condutores são abordados pela equipe do Detran|ES e recebem materiais educativos com dicas de segurança. Além disso, existem mecânicos nos locais que avaliam itens de segurança das motocicletas, além de realizar pequenos reparos, como o ajuste de corrente.
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em 2008 foram registradas mais de duas mil internações por trauma, decorrentes de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas, no Hospital São Lucas. Nos quatro primeiros meses deste ano o número já chegou a 1,2 mil. Por isso, o Detran|ES atua com ações educativas de forma permanente.
Segundo a coordenadora de campanhas educativas do Detran|ES, Elisa Pacheco, desde o lançamento da campanha, o cronograma de abordagens educativas para motociclistas é planejado para ocorrer durante todo o ano. “Com um intervalo máximo de três meses, realizamos o pit stop em todo o Estado, inclusive no interior, mas, durante os intervalos, continuamos a distribuição do material educativo para os motociclistas em outras ações, como: Madrugada e Praia Viva, campanha da Faixa de Pedestres e também com a equipe de voluntários do Programa Vida Urgente ES”, afirmou.
Com o tema ‘Coloque em prática as leis de trânsito’, a campanha destaca a importância de respeitar as leis de trânsito como forma de evitar acidentes e conscientizar as pessoas a respeito da segurança nas vias.

A campanha tem como objetivos:

-Destacar a importância do respeito às leis de trânsito como forma de evitar acidentes
- Promover a harmonia entre os motoristas e os motociclistas
- Enfatizar o respeito e a preservação da vida, especialmente o respeito ao pedestre, ciclistas, idosos, crianças, favorecendo a redução do número de vítimas.
- Tratar o trânsito, também, como uma questão de saúde pública.
- Tornar o motociclista protagonista na prevenção de acidentes
- Enfatizar o respeito ao próximo e a preservação da vida
As abordagens são em forma de “pit stop”, organizados em tendas:
Tenda de Serviços
- Consulta ao sistema de veículos com orientação sobre a situação documental da motocicleta e procedimentos para regularização, caso necessário.
- Consulta ao sistema de habilitação com orientações sobre renovação, mudança de categoria e outros serviços julgados necessários.

Tenda da Educação

- Abordadores educativos da Gerência de Educação com a equipe da AADEF entregando (folder) material educativo com itens de segurança e orientando sobre normas e comportamento seguro.
- Examinadores do Detran|ES dando dicas de pilotagem segura
- Médico de Clinica local conveniada, aferindo a pressão arterial e dando orientações sobre saúde.

Tenda Mecânica

- Mecânicos das concessionárias e revendedoras de motocicletas da região irão fazer breve avaliação das motos e pequenas correções.

Informações à Imprensa:
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran/ES
Vivian Camargo
Vinícius Yungtay
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard