Governo do Estado do Espírito Santo
22/10/2009 11h01 - Atualizado em 12/12/2017 11h08

Campanha do Motociclista visita Nova Venécia nesta quinta (22)

Para educar motociclistas e diminuir o número de acidentes com motos, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) em parceria com o Sindicato dos Motociclistas do Espírito Santo (Sindimotos), prefeituras, Polícia Militar (PMES), o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) e concessionárias realiza, nesta quinta-feira (22), a campanha “Motociclista: coloque em prática as leis de trânsito” no centro da cidade de Nova Venécia.

Durante as ações será montado um pit stop educativo, com três tendas. Cada uma realizará uma atividade diferente voltada para os motociclistas. Estarão envolvidas 35 pessoas na campanha, que tem previsão de 3h30 de duração.

As ações têm sido realizadas, principalmente, nos municípios do interior do Estado, que apresentam um aumento no número de motocicletas. Os agentes do Detran|ES e parceiros orientam os condutores de motos para uma direção segura e preventiva, além de alertá-los para os riscos do desrespeito às leis de trânsito. Os principais alertas são para o uso de calçado fechado, uma vez que muitos motociclistas ainda usam chinelos, e a viseira do capacete, que deve permanecer fechada no trânsito.

De acordo com o diretor geral do Detran|ES, Paulo Lemos, com o crescimento da frota de motos no interior do Estado, as campanhas educativas são fundamentais. “Queremos levar a mensagem de condução prudente a todos, principalmente aos motociclistas que estão mais expostos a sofrerem acidentes de trânsito.

Tendas no local

Tenda Educação: Abordagens aos condutores sobre comportamento seguro nas vias, dicas de pilotagem segura e médico, que vai aferir a pressão arterial com orientações de saúde. Os motoristas receberão material educativo.

Tenda Mecânica: Avaliação das motocicletas e algumas correções, realizada por um mecânico.

Tenda Serviço: Consulta ao sistema de veículos com orientação sobre a situação da motocicleta, procedimentos para regularização e também consulta ao sistema de habilitação com orientações sobre renovação, mudança de categoria e outros.

A campanha atua desde 2007, é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do Detran|ES e da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) para reduzir o número de acidentes e mortes envolvendo motociclistas.

Informações à Imprensa:
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Vivian Camargo
Vinícius Yungtay
Texto: Vinicius Yungtay e Lorena Machado
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard