21/03/2010 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 11h09

Campanha do Transporte Escolar na Grande Vitória divulga resultados

Nas duas primeiras semanas de fevereiro o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) realizou a campanha do Transporte Escolar na Grande Vitória. Foram visitadas escolas dos municípios de Serra, Vitória, Vila Velha e Cariacica com o intuito de esclarecer os pais sobre os cuidados necessários na hora de contratar o transporte escolar.

Neste ano a campanha contou com a participação dos voluntários do Vida Urgente Espírito Santo durante as abordagens aos pais e crianças. Foram distribuídos panfletos educativos e os voluntários deram dicas de segurança. Ao todo foram realizadas 13.250 abordagens em 24 escolas.

Registro

O primeiro quesito a ser verificado, e o mais importante, é certificar-se que o veículo e o condutor da van, ou do ônibus, são registrados junto ao Detran|ES. O registro no departamento é garantia de que o veículo é vistoriado semestralmente, e de que o condutor é habilitado para este tipo de serviço.

Nas vistorias obrigatórias são verificados Itens de segurança como extintor de incêndio, pneus, faixa lateral padronizada, faróis, buzina, cinto de segurança e o estado de conservação do veículo. No site do Detran|ES (www.detran.es.gov.br), no tópico Credenciados, é possível verificar se o veículo é cadastrado e se está em perfeitas condições para realizar o transporte escolar. Basta digitar o número de registro do veículo junto ao Detran|ES, placa, ou o nome do proprietário.

Muita atenção na hora de contratar o serviço de transporte escolar

É obrigatório a todos os veículos de transporte escolar o termo de autorização expedido pelo Detran|ES, que deve estar fixado junto ao vidro frontal do veículo. O pai deve verificar se o documento está em dia. O termo de autorização é a garantia de que o veículo foi vistoriado pelo Detran|ES. Nas faixas laterais e na traseira, não basta ter a palavra "escolar". É obrigatório constar também o número de registro junto ao Detran|ES.

Documentação

- Se o condutor é capacitado para o transporte escolar e se possui, no mínimo, habilitação na categoria D;
- Se o condutor possui o crachá de credenciamento do Detran|ES. Essa é a garantia de que ele foi habilitado e recebeu treinamento específico;
- Se o veículo é vistoriado semestralmente pelo Detran|ES e se o alvará está na validade;
- Se o condutor transporta o número de passageiros compatível com o limite do veículo;- Todas as crianças devem estar sentadas e cada uma com o seu cinto de segurança;- Se há uma pessoa com crachá de acompanhante para auxiliar no embarque e desembarque de crianças até a 5ª série;
- Se o tipo, estado de conservação e funcionamento do veículo atendem às exigências do CTB, artigos 136 e 137;
- A idade dos demais alunos transportados;
- Referências de outros pais. Como se comunicar com outros pais em caso de necessidade;- Qual o itinerário e o tempo de permanência do aluno no veículo.