A campanha Praia Viva, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv), começa no próximo dia 06 de janeiro em 24 praias do litoral capixaba e prossegue até o dia 25 de fevereiro.
A novidade deste ano é o foco punitivo da campanha. O motorista abordado será submetido ao teste do bafômetro e, se constatado o alto índice de álcool no sangue, ele perderá sete pontos na carteira e receberá multa de R$ 957,00.
Além disso, o motorista que se negar a realizar o teste de bafômetro poderá sofrer prova testemunhal, ou seja, o policial militar fará a avaliação para verificar se o condutor apresenta sinais de ingestão de bebida alcoólica. No caso afirmativo o condutor é multado e terá sua carteira apreendida.
As abordagens acontecem aos sábados e domingos, das 15 às 19 horas, nos seguintes municípios: Vitória, Vila Velha, Conceição da Barra, São Mateus, Linhares, Aracruz, Fundão, Serra, Guarapari, Piúma, Itapemirim e Marataízes.
Durante a 1ª edição da campanha, no verão de 2005, foram realizadas cerca de 30.834 abordagens, 8.464 testes de bafômetro e 36 carteiras de habilitação foram apreendidas.
Na 2ª edição do Praia Viva, que teve início em janeiro de 2006, foram realizadas 74.197 abordagens, 13.739 testes de bafômetro e 77 carteiras de habilitação foram apreendidas.
A previsão dos organizadores da campanha é de que durante a 3ª edição do Praia Viva, os números registrados nos anos anteriores sejam superados. Foram comprados mais 25 bafômetros oficiais para ajudar nas abordagens, diferentemente da campanha do ano passado, onde foram utilizados bafômetros descartáveis. Segundo Magda Lamborghini, gerente de educação e estatística de trânsito do órgão, a utilização de bafômetros oficiais enfatiza o caráter punitivo da campanha nesse terceiro ano em que ela acontece.
Informações à Imprensa:
Informações adicionais:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Elias Rozalem/ Fátima Negrelli / Grazieli Esposti / Mariana Rodrigues
rozalem@detran.es.gov.br, fatimanegrelli@detran.es.gov.br,
grazieliesposti@detran.es.gov.br e marianarodrigues@detran.es.gov.br
Tels.: (27) 3137 – 2627 / (27) 9979 –1479 / (27) 9824 – 0012
Texto: Mariana Rodrigues e Tatiane Braga
marianarodrigues@detran.es.gov.br