14/02/2007 11h14 - Atualizado em 12/12/2017 10h57

Campanhas de conscientização do Detran são intensificadas no Carnaval

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Polícia Militar estão empenhados nas campanhas Praia Viva e Madrugada Viva para evitar acidentes no Carnaval 2007. Os dois órgãos querem aproveitar a oportunidade para conscientizar os foliões para um trânsito mais humano, seguro e salvar vidas, principalmente neste período.

O objetivo é fiscalizar os veículos e orientar condutores e passageiros para condutas corretas no trânsito. As operações serão realizadas durante o Carnaval em Aracruz, Fundão, Guarapari, Linhares, Marataízes, Vitória, Vila Velha, São Mateus e Serra.

De acordo com a gerente de educação de trânsito do Detran, Rosane Giuberti, as campanhas serão intensificadas no período de Carnaval. “A Praia Viva será ampliada para quatro dias: sábado (17), domingo (18), segunda (19) e terça (20), e as operações da Madrugada Viva serão reforçadas e acontecem em locais estratégicos definidos pelo Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv)”, destacou.

Check-up

Com o aumento do fluxo de veículos nas estradas durante o Carnaval, é preciso tomar alguns cuidados essenciais e evitar surpresas desagradáveis durante a viagem. Confira algumas dicas:

Agentes do Detran e da Polícia Militar realizam as abordagens

- Antes de pegar a direção, o condutor deve portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), além de verificar a validade e o vencimento destes documentos.

- O condutor deve checar ainda as condições de funcionamento de todos os equipamentos obrigatórios, como cinto de segurança, luzes de freio, pisca, farol e de marcha-ré. O extintor de incêndio também precisa ser conferido, inclusive a validade do produto. O motoqueiro e o passageiro não podem esquecer de usar capacete.

- Os passageiros devem colaborar usando o cinto de segurança e evitando tirar a atenção do motorista. As crianças com até dez anos de idade precisam viajar no banco de trás dos veículos, em cadeiras específicas regulamentadas pelo Inmetro, de acordo com a Resolução 15/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

- Os motoristas devem ingerir apenas água, sucos ou refrigerantes, respeitar os limites de velocidade e fazer ultrapassagens somente com total visibilidade e segurança.

Assessoria de Comunicação do Detran/ES
Stephenson Groberio