Governo do Estado do Espírito Santo
04/09/2008 15h26 - Atualizado em 12/12/2017 11h03

Campanhas do Detran-ES acompanham a movimentação das estradas durante o fim de semana prolongado

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), juntamente com a Polícia Militar, prepara uma ação especial das campanhas “Madrugada Viva” e “Praia Viva” neste fim de semana prolongado. A operação irá acompanhar a movimentação do feriado de 7 de setembro.

Até segunda-feira (08) as blitze acontecem na região metropolitana da Grande Vitória e nos municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim e São Mateus. O objetivo é evitar que motoristas trafeguem embriagados pelas ruas, avenidas e estradas e assim reduzir o número de acidentes no Estado.

Os motoristas que apresentarem sinais de embriaguez serão submetidos ao teste do bafômetro. Se constatada qualquer quantidade de álcool no sangue o motorista é punido com multa gravíssima no valor de R$ 957,70 e tem a carteira de habilitação recolhida. Aqueles que estiverem com o teor de álcool por litro de sangue acima de seis decigramas serão encaminhados para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ).

De acordo com a diretora geral do Detran-ES, Luciene Becacici, as campanhas serão intensificadas devido ao feriado prolongado neste fim de semana. “Esperamos um aumento no fluxo de veículos nas estradas e nos balneários do Estado, por isso intensificamos nossas ações de prevenção aos acidentes de trânsito”, declarou.

Segundo Becacici, no mês de setembro do ano passado foram registrados 285 acidentes com vítimas nas rodovias estaduais e federais do Espírito Santo, o que significa um aumento de 23%, em relação a 2006. “Neste feriadão toda nossa atenção estará voltada para reduzir estes índices e garantir mais segurança no trânsito para que as pessoas aproveitem o feriado e retornem para casa tranqüilamente”, revelou a diretora.

O Detran-ES alerta os motoristas para alguns cuidados indispensáveis com o veículo antes de pegar a estrada para curtir o feriadão.

Confira:



· Antes de pegar a direção, o condutor deve portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), além de verificar a validade e o vencimento destes documentos.

· O condutor deve checar ainda as condições de funcionamento de todos os equipamentos obrigatórios, como cinto de segurança, luzes de freio, pisca, farol e de marcha-ré. O extintor de incêndio também precisa ser conferido, inclusive a validade do produto.

· Verifique também as condições do motor (água do radiador e óleo) e mantenha os pneus sempre calibrados.

· O motoqueiro e o passageiro não podem esquecer de usar capacete. È obrigatório que o equipamento de segurança tenha o selo de certificação do Inmetro.

· Os motoristas devem ingerir apenas água, sucos ou refrigerantes, respeitar os limites de velocidade e fazer ultrapassagens somente com total visibilidade e segurança.

· Cuidados com o pequeno passageiro (crianças de 0 a 10 anos de idade).

· Crianças recém-nascidas até pelo menos um ano de idade e 09 Kg devem usar cadeiras de segurança - bebês conforto ou cadeiras conversíveis - instaladas no banco traseiro de costas para o movimento do carro. Crianças com mais de um ano de idade e entre 09 e 18 Kg podem ficar em cadeirinhas de segurança viradas para frente. Crianças que pesem entre 18 e 36 Kg (normalmente entre 04 e 10 anos) devem usar o assento de segurança que posicionem corretamente o cinto de segurança.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES

Vivian Camargo

Tels.: (27) 3137-2627

viviancamargo@detran.es.gov.br

Vinícius Yungtay

(27)3137-2627

viniciusyungtay@detran.es.gov.br
Texto: Vivian Camargo e Hermano Drumond

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard