Governo do Estado do Espírito Santo
10/10/2007 14h36 - Atualizado em 12/12/2017 11h00

Campanhas serão intensificadas durante o feriado

Com um aumento considerável do fluxo de veículos nas estradas estaduais e federais, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em parceria com a PM está empenhado nas campanhas ‘Praia Viva’ e ‘Madrugada Viva’ para evitar acidentes no feriado de Nossa Senhora de Aparecida.

As ações que terão início nesta quinta-feira (11) e terminam no próximo domingo (14), acontecem na Grande Vitória, Guarapari, durante o Coneas (Congresso Nacional dos Estudantes da Área de Saúde), São Mateus, Iconha, durante a Ação Global e Venda Nova do Imigrante, nas proximidades da 29ª Festa da Polenta.

As blitze têm como objetivo orientar condutores e passageiros para condutas corretas no trânsito, com foco nos acidentes de trânsito causados por ingestão de álcool. Se a embriaguez for constatada, os condutores recebem multa de R$ 957,70, além de ter a carteira de habilitação apreendida. O motorista ainda pode ter o direito de dirigir suspenso de quatro a 12 meses. Em caso de reincidência a suspensão pode chegar a dois anos.

Para Rosane Giuberti, gerente de Educação de Trãnsito do Detran-ES, é fundamental que as operações sejam concomitantes entre Madrugada Viva e Praia Viva durante esse feriado. “É necessário intensificar as ações para salvar vidas”, informou. “Além disso, Rosane afirma que a Educação de Trânsito tem papel um fundamental para um trânsito mais humano e seguro”, afirmou.

Confira algumas dicas do Detran-ES:

- Antes de pegar a direção, o condutor deve portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), além de verificar a validade e o vencimento destes documentos;

- O condutor deve checar ainda as condições de funcionamento de todos os equipamentos obrigatórios, como cinto de segurança, luzes de freio, pisca, farol e de marcha-ré. O extintor de incêndio também precisa ser conferido, inclusive a validade do produto. O motoqueiro e o passageiro não podem esquecer de usar capacete;

- Os passageiros devem colaborar usando o cinto de segurança e evitando tirar a atenção do motorista. As crianças com até dez anos de idade precisam viajar no banco de trás dos veículos, em cadeiras específicas regulamentadas pelo Inmetro, de acordo com a Resolução 15/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran);

- Os motoristas devem ingerir apenas água, sucos ou refrigerantes, respeitar os limites de velocidade e fazer ultrapassagens somente com total visibilidade e segurança.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br
Stephenson Groberio
stephensogroberio@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard