Governo do Estado do Espírito Santo
22/02/2006 12h40 - Atualizado em 12/12/2017 10h49

Carnaval capixaba com blitze da campanha ‘Praia Viva’

Carnaval é tempo de folia e diversão. É um período de muita responsabilidade no trânsito, onde o aumento do fluxo de veículos - principalmente nas rodovias que levam ao litoral capixaba - é motivo de maior cuidado para quem procura alegria nas praias e adora correr atrás do trio elétrico.

Para conscientizar os motoristas que procuram as praias, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realiza a campanha Praia Viva: ‘sua vida é o melhor do verão’. A campanha acontece nos balneários de norte a sul do Estado entre o sábado (25) e a terça-feira (28), com apoio da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal.

Os agentes da Associação Amigos dos Deficientes Físicos (Aadef), contratados pelo Detran, utilizam 6 mil bafômetros nos balneários localizados em Aracruz, Conceição da Barra, Guarapari, Linhares (Lagoa Nova e Pontal do Ipiranga), Piúma, Marataízes, São Mateus (Guriri), Serra, Vila Velha e Vitória.

De acordo com Magda Lamborghini, gerente de educação de trânsito do Detran, “as operações durante o Carnaval serão educativas e punitivas, e o objetivo do órgão é reduzir o número de fatalidades no trânsito neste período”, afirmou.

Durante as blitze os condutores são convidados a realizar o teste de bafômetro em equipamentos descartáveis. Se a embriaguez for constatada e o motorista insistir em dirigir o veículo poderá receber multa de R$ 957,70, além de ter a carteira de habilitação apreendida e o direito de dirigir suspenso num período que varia de 4 meses a 1 ano.

A campanha Praia Viva teve início em 07 de janeiro e já realizou 60.657 abordagens e 8.969 testes de bafômetro. Durante os testes foram flagrados 2.064 condutores com o nível de álcool acima do limite permitido, e 684 tiveram que passar a direção do veículo para outro motorista. Além disso, seis carteiras de habilitação foram apreendidas. A campanha prossegue até 05 de março.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Texto: Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard