Os foliões que forem ao Sambão do Povo, nesta sexta-feira (05), e no sábado (06), vão encontrar a turma do programa “Vida Urgente Espírito Santo” atuando nos camarotes e arquibancadas do local.
O programa, que leva educação de trânsito aos jovens em bares e baladas, irá conscientizar os condutores de que a mistura entre álcool e direção não combina.
Cerca de 20 voluntários do programa estarão abordando as pessoas com o objetivo de informar e orientar sobre a importância de não dirigir depois de beber.
De forma alegre e descontraída, os jovens estarão no clima do carnaval, utilizando chapéus coloridos, bandeiras e muita alegria. Assim eles vão mostrar aos foliões que é possível se divertir, mas sem deixar a segurança de lado.
Para isso os voluntários vão sugerir que aqueles que estão bebendo utilizem um transporte seguro, como táxis, coletivos e até vans particulares. Eleger o amigo da vez que vai ficar sem beber também pode ser uma boa opção para garantir a segurança de todos.
Durante os desfiles das escolas de samba, os foliões vão receber tatuagens em formato de borboleta, que é o símbolo do programa “Vida Urgente Espírito Santo”.
Os voluntários também vão entregar panfletos educativos entre os foliões que estiverem nas arquibancadas e camarotes do Sambão do Povo.
Madrugada Viva
Além das abordagens educativas, o Detran|ES, em parceria com a Polícia Militar (PMES), irá intensificar as blitze do ‘Madrugada Viva’ para o desfile das escolas de samba da Grande Vitória.
Os pontos de abordagens serão locais estratégicos, definidos pelo Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRV).
Nunca dê mole
Para aqueles que não irão curtir o carnaval no Sambão, o Detran|ES preparou ações educativas também em bares, postinhos e outros points da Grande Vitória, através da nova campanha educativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) “Nunca dê Mole”.
Durante as abordagens, os agentes da campanha buscam descontrair as pessoas através de uma linguagem tipicamente jovem, com jogos de coordenação motora e pequenas provas que buscam mostrar que qualquer quantidade de álcool no organismo já altera o comportamento do condutor ao volante.
Entre as brincadeiras propostas há, por exemplo, o jogo onde a pessoa abordada tenta passar um aro de metal por uma serpentina. Nesta brincadeira, o objetivo é passar o aro até o final do percurso sem encostar na serpentina.
A campanha tem como objetivo conscientizar os motoristas sobre os riscos da direção veicular sob os efeitos do álcool.
Confira a programação da campanha “Nunca dê Mole”:
Sexta-feira (05)
14h às 18h
- Posto Ale Jacaraípe - Serra
Sábado (06)
11h às 15h
- Praias de Meaípe/ Bacutia/ Peracanga – Guaraparí
15h às 19h
- Posto Br Mania/ Bares Centro – Guarapari
Informações à Imprensa:
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Sayonara Lacerda
(27)3137-2627/ (27)9943-6382
sayonara.lacerda@detran.es.gov.br
Vinícius Yungtay
(27)3137-2627/ (27)9943-7060
viniciusyungtay@detran.es.gov.br