27/02/2011 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h22

Carnaval: Foliões contarão com mais linhas intermunicipais de ônibus e deslocamento seguro

Quem viajar para os balneários das regiões Norte e Sul do Espírito Santo durante o Carnaval contará com novas alternativas de deslocamento. Isso, porque o Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), e em parceria com as viações Águia Branca, Sudeste e Planeta, irá ampliar a oferta de linhas de ônibus intermunicipais rodoviários, a fim de proporcionar mais conforto e segurança aos foliões.

A campanha "Carnaval com Vida" tem o objetivo de oferecer opções de transporte seguro para aqueles que resolverem circular pelos balneários mais frequentados do Estado durante os dias de folia.

Esta é a quarta edição da campanha, que coloca ônibus e horários extras à disposição dos foliões no período do Carnaval. "Muitos foliões saem da Grande Vitória em direção às praias. Com linhas e horários extras, inclusive circulando durante a madrugada, essas pessoas poderão se divertir sem precisar dirigir. Dessa forma, quem gosta de apreciar bebida alcoólica poderá cair na folia sem a preocupação de ter que voltar para casa conduzindo o seu veículo. Afinal, bebida e direção não combinam!", observa o diretor de Transportes do DER-ES, Luiz Cesar Maretto.

Segundo a diretora técnica do Detran|ES, Rosane Giuberti, o projeto tem caráter preventivo e busca incentivar os usuários a aderir ao transporte coletivo e, com isso, reduzir o número de veículos nas rodovias e o índice de acidentes de trânsito.

Dessa forma, as pessoas poderão curtir as festas sem se preocupar com a volta para casa. "A intenção é fazer com que os motoristas que bebem deixem o carro em casa e voltem de ônibus, contando com toda a comodidade e segurança", explica ela.

Linhas

Por meio da ação, nas noites e nas madrugadas entre a próxima sexta-feira (04) e a Quarta-feira de Cinzas (09), serão disponibilizados horários extras nas linhas de: Anchieta, Aracruz, Coqueiral de Aracruz, Santa Cruz, Vila do Riacho, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Iconha, Iriri, Marataízes, Jacaraípe, Nova Almeida, Serra, Piúma, Ubu e Vitória,

Os ônibus de transporte rodoviário intermunicipal que vão circular em horários especiais serão identificados por adesivos da campanha. Além de visar à redução do número de acidentes, o "Carnaval com Vida" tem o objetivo de inibir a presença dos transportadores clandestinos de passageiros.

No ano passado, 166.282 passageiros foram transportados pelas linhas intermunicipais rodoviárias que fizeram parte do projeto "Carnaval com Vida".

Algumas dicas para curtir o carnaval com segurança:
- Se for dirigir, não beba.
- Respeite o limite de velocidade.
- Se beber, vá de carona, ônibus ou chame um táxi.
- Com sono, não dirija.
- Use o cinto, inclusive no banco de trás.
- Revise seu automóvel antes de viajar.
- Se estiver de moto, redobre a atenção, use o capacete e equipamentos de proteção. Lembre-se de que, na moto, você é o para-choque.
- Transporte crianças apenas no banco de trás; sempre com o cinto ou na cadeirinha, dependendo da idade.