Governo do Estado do Espírito Santo
22/06/2009 12h25 - Atualizado em 12/12/2017 11h06

Ciretran de Vitória já aceita o pagamento de taxas de correntistas do Banestes

A partir desta segunda-feira (22), os usuários da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Vitória, correntistas do Banestes, já podem realizar pagamentos das taxas do órgão diretamente na Ciretran. Para isso, foram instalados pelo Banco, nas dependências do setor, dois equipamentos de autoatendimento. O objetivo é dar mais comodidade e segurança, sem que seja necessária a ida do correntista a um banco.

O novo serviço foi inaugurado nesta segunda-feira (22), às 8h30, e contou com a participação do diretor-presidente do Banestes, Paulo Roberto Mendonça França, do diretor de Habilitação e Veículos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), Álvaro Vieira de Assis, e demais representantes do Banco e do órgão de trânsito. Também esteve presente Georgio Dalla Mutta, diretor de Relacionamento da ATP Banking Technology, empresa parceira do Banestes no desenvolvimento do projeto.

Denominado Totem, o equipamento de autoatendimento utiliza sistema similar aos modelos usados na rede de correspondentes não bancários do Banestes, serviço também implantado com a parceria da ATP.

Agilidade

“Esse projeto propicia maior agilidade, comodidade e segurança à vida do cidadão e essa foi a grande preocupação do Banestes ao desenvolver a oferta desse serviço”, afirmou o diretor-presidente do Banco, acrescentando que o Projeto Totem poderá chegar não somente às demais Ciretrans, mas também a outros órgãos e instituições que atendem a um grande afluxo de pessoas.

Alguns serviços do Detran|ES necessitam do pagamento de taxas, que antes só poderiam ser pagas externamente, em bancos. Por causa disto, antes, muitas pessoas eram obrigadas a sair da Ciretran, pagar a taxa e, em alguns casos, ter que voltar para concluir o processo. Com o Totem, todos esses pagamentos poderão ser realizados no local.

Momento ímpar

“Esse é um momento ímpar para o Detran. É muito bom quando uma boa idéia se transforma em fato. A idéia viabilizada permite que este órgão facilite a vida dos usuários, que poderão pagar taxas e ter atendimento em um só local”, destacou o diretor de Habilitação e Veículos do Detran/ES, Álvaro Roberto Vieira de Assis.

O Banestes e o Detran – prosseguiu o diretor – usaram sua expertise, tecnologia e conhecimento em prol de serviços de qualidade. “Espero que essa parceria seja estreitada e alcance os 78 municípios, de modo que possamos atingir os cidadãos de todos os rincões do Estado”.

Logo após a inauguração, houve uma demonstração do sistema, e usuários da Ciretran já utilizavam o Totem para o pagamento de taxas. De acordo com o diretor geral do Detran|ES, Paulo Lemos, o serviço será estendido no futuro para as principais Ciretrans do Estado. “O processo é rápido e fácil, e poupa o tempo que seria gasto pelo usuário. Com certeza este modelo será estendido para o resto do Estado”, explicou Lemos.

Segurança

O Totem foi configurado apenas para recebimento de contas com código de barras, tanto de arrecadação – especialmente o DUA – quanto de contas de cobrança bancária do Banestes e outros bancos. As transações deverão ser efetuadas com cartões emitidos pelo Banestes, a exemplo do Banescard. Como não será necessário o uso de dinheiro em espécie, existe uma segurança maior para os usuários e funcionários da Ciretran.

Esse ponto de atendimento será gerido por um correspondente não bancário designado pelo Banco, que vai observar a performance da máquina, providenciar a substituição de materiais (bobinas, fitas etc.) e atender aos usuários que porventura tiverem dúvidas quanto ao seu uso.

Informações à Imprensa:
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Vivian Camargo
Vinícius Yungtay


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Banestes
Dora Dalmasio
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard