Governo do Estado do Espírito Santo
24/04/2006 07h35 - Atualizado em 12/12/2017 10h54

Detran capacita professores com projeto de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) criou e realiza o projeto pedagógico “Educar para a Paz no Trânsito” com a finalidade de capacitar na teoria e na
prática profissionais da educação, possibilitando a realização de aulas no âmbito da educação de trânsito, com enfoque na Educação Infantil.

O projeto busca ainda refletir com os alunos sobre o trânsito fundamentado em princípios éticos, de convivência social e respeito mútuo.

Cerca de 142 profissionais de educação dos municípios de Nova Venécia e de Santa Teresa já participaram do projeto. A próxima etapa do curso acontece em Castelo, de quarta (26) até sexta-feira (28).

Luciana Góes, coordenadora pedagógica do Detran, afirma que os professores que estão fazendo o curso possuem cada vez mais interesse em aprender novas práticas e ensiná-las aos seus alunos, porque o tema trânsito interessa também às crianças. “É raro uma família que não conheça alguém que tenha sofrido um acidente no trânsito. Em todas as escolas que realizamos palestras as crianças sempre contam alguma história de algum conhecido que foi atropelado ou que bateu com o carro”, afirmou Luciana.

O curso é oferecido a pedagogos, professores, supervisores e diretores, tanto de escolas estaduais e municipais quanto de escolas particulares. Todo o material é fornecido pelo Detran e inclui cartilhas e livro do professor. O curso inclui 16 horas presenciais, 14 horas não-presenciais e 10 horas para a criação do projeto. O professor tem o prazo de trinta dias para elaborar um projeto e apresentá-lo à Coordenação Pedagógica do Detran, que deve avaliar se ele está de acordo com a realidade do município e da escola participante.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Texto: Mariana Rodrigues Carlos
marianarodrigues@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard