Governo do Estado do Espírito Santo
17/11/2005 15h49 - Atualizado em 12/12/2017 10h48

Detran é finalista em quatro categorias do Prêmio Inoves

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é finalista em quatro categorias do Prêmio Inovação na Gestão Pública do Estado do Espírito Santo (Inoves), organizado pelo Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) para estimular a modernização da administração pública em projetos que caracterizem práticas inovadoras de gestão.

O Detran concorre ao prêmio principal com quatro projetos: Madrugada Viva, Modernização do Sistema de Habilitação, Transparência Detran e Gestão Inovadora com Foco na Valorização do Servidor Público.

O projeto Madrugada Viva concorre na categoria ‘Modernização da Gestão Pública’, com o tema ‘Utilização dos Recursos Públicos’, e a Modernização do Sistema de Habilitação concorre na mesma categoria, com o tema ‘Atendimento ao Público’.

O Transparência Detran é finalista na categoria ‘Usos das Tecnologias da Informação e Comunicação’, com o tema ‘Transações para a Sociedade’, enquanto o projeto de Gestão Inovadora com Foco na Valorização do Servidor Público concorre ao prêmio na categoria ’Modernização da Gestão Pública’, com o tema ’Gestão de Pessoas’.


Finalistas

O projeto Madrugada Viva foi criado pelo Detran em agosto de 2004 e começou como campanha educativa, com abordagens durante as madrugadas de sábado e domingo, nas imediações de bares e boates da Grande Vitória. Durante as abordagens, os condutores recebiam orientações sobre os perigos da mistura álcool e direção.

Após a fase educativa, o órgão começou a realizar blitz punitiva em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv). Desde então, foram realizadas 15.956 abordagens a condutores, com 2.777 testes de bafômetro e apreensão de 1.081 carteiras de habilitação.

O Transparência Detran é um projeto de prestação de contas à população via Internet, no site do órgão, onde pode ser consultado o balencete da autarquia, bem como contratos vigentes, compras efetuadas e estatísticas de interesse coletivo.

A finalidade do Transparência Detran é mostrar à população o fluxo de todas operações e permitir que se comprove de forma idônea e transparente como é gerida a área financeira do órgão.

A Modernização do Sistema de Habilitação do Detran aconteceu em julho de 2003, aumentando os pontos de atendimento de 22 para 220, além de reduzir o tempo de emissão da carteira de habilitação de 3 meses para 5 dias.

O projeto de Gestão Inovadora com Foco na Valorização do Servidor Público utilizou pesquisas científicas para melhorar a qualidade de vida e de desenvolvimento de pessoal no Detran. Desde fevereiro de 2003 foram registradas mais de 4,5 mil participações em treinamentos e programas de qualidade.

Os vencedores do Inoves serão conhecidos no dia 24, às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes, com entrega de troféus aos primeiros colocados.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Karyna Amorim
Tels.: (27) 3137-2627 / 9944-1358
karynaamorin@detran.es.gov.br
Texto: Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard