13/02/2009 10h00 - Atualizado em 12/12/2017 11h05

Detran e PM promovem educação de trânsito no Sambão do Povo e fiscalização em todo o Estado

Os foliões que estiverem presentes no Sambão do Povo, nesta sexta-feira (13) e sábado (14), terão a companhia da turma de jovens voluntários do ‘Vida Urgente Espírito Santo’, que entregarão cerca de 10 mil folderes com dicas de direção preventiva.

O programa, que leva educação de trânsito aos jovens em bares e baladas, estará no local para conscientizar os condutores de que a mistura entre álcool e direção não combina. As ações de fiscalização dos programas ‘Madrugada Viva’ e ‘Praia Viva’, também estarão em vários municípios do Norte e do Sul do Estado neste fim de semana.

Em conjunto com as atividades exclusivas de educação, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES), em parceria com a Polícia Militar (PMES), irá intensificar as blitze do ‘Madrugada Viva’ para o desfile das escolas de samba da Grande Vitória. Os pontos de abordagens serão locais estratégicos, definidos pelo Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRV).

Ao todo, serão empregados 238 policiais militares e aproximadamente 22 bafômetros neste fim de semana em todo o Estado. A Polícia Militar recomenda prudência aos motoristas. Aos foliões que forem ingerir bebida alcoólica, o Batalhão de Trânsito sugere que utilizem ônibus, táxis ou carona para se deslocarem para o local do desfile. Também serão utilizados 70 abordadores do Detran/ES e 30 jovens voluntários.

Além da Grande Vitória, os programas ‘Madrugada Viva’ e ‘Praia Viva’ realizarão abordagens de Norte a Sul do Estado. As ações de educação e fiscalização ocorrerão a partir desta sexta-feira (13), e prosseguem até domingo (15) nas cidades de São Mateus, Linhares, Colatina, Guarapari, Anchieta e Piúma.

Durante as operações, os motoristas flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro e, após constatada a concentração de álcool acima de 0,3 decigramas por litro de ar expelido pelos pulmões, eles têm a carteira de habilitação apreendida e recebem uma multa no valor de R$ 957,70. O condutor flagrado pode ter o direito de dirigir suspenso pelo período de quatro a doze meses e, em caso de reincidência, a suspensão pode chegar a dois anos.

De acordo com a diretora geral do Detran/ES, Luciene Becacici, as ações dos programas de fiscalização e educação serão reforçadas durante o Carnaval em todo o Estado. ‘Nós estamos reforçando a fiscalização para o desfile das escolas de samba em Vitória, e em seguida estenderemos as ações para o Carnaval em todo o Estado. Quem ingerir bebida alcoólica deve ter a consciência de que deve voltar para casa de ônibus, táxi, ou pegar uma carona segura’, alerta a diretora.

Assessoria de Imprensa da Polícia Militar do Espírito Santo
Mirela Marcarini / Alan Rodrigues Costa