Com o objetivo de evitar acidentes de trânsito por ingestão de bebida alcoólica e embriaguez envolvendo os jovens, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), em parceria com a Polícia Militar, realizou neste fim de semana ações educativas e punitivas durante a ‘Madrugada Viva’.
Foram abordados aproximadamente dois mil condutores, e 50 encontravam-se impedidos de dirigir veículo automotor e tiveram as carteiras de habilitação (CNHs) apreendidas. O condutor flagrado recebeu uma multa no valor de R$ 957,70 e perdeu 7 pontos na carteira. Podendo ainda, ter o direito de dirigir suspenso de quatro a doze meses e, em caso de reincidência, a suspensão pode chegar a dois anos.
As ações aconteceram em Domingos Martins, próximo ao evento do Inverno Pop, em Cachoeiro de Itapemirim, na Grande Vitória durante a final da Copa América e em São Mateus.
Para Rosane Giuberti, gerente de Educação de Trânsito do Detran-ES, as abordagens educativas funcionam como medida de prevenção, “os organizadores de eventos já nos procuram solicitando as ações”, disse.
Rosane disse, ainda, sobre a intenção de buscar parcerias com diversos seguimentos da sociedade, “A mudança de comportamento é um processo gradativo, precisamos que todos estejam engajados na redução do número de mortes envolvendo jovens no Estado do Espírito Santo”, declarou.
Desde 2004 a Madrugada Viva já abordou cerca de 200 mil condutores e apreendeu 2.500 Carteiras de Habilitação (CNH´s).
Esta campanha é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, desenvolvida por intermédio do Detran/ES e da Polícia Militar, para tentar evitar que jovens morram no trânsito por motivo de ingestão de bebida alcoólica e embriaguez.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br
Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br