16/05/2007 09h30 - Atualizado em 12/12/2017 10h58

Detran-ES apresenta novo ciclo da campanha ‘Faixa de Pedestre’

O Governo do Estado, por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), apresentou na manhã desta quarta-feira (16), as peças publicitárias do novo ciclo da campanha ‘Faixa de Pedestre’, durante um café da manhã para autoridades e jornalistas na sede do órgão. Com o tema “A segurança está na sua mão”, a campanha reforça para pedestres e motoristas a importância da travessia segura nas ruas e avenidas.

O pedestre tem a preferência para atravessar nas faixas onde não há semáforo, e precisa indicar sua intenção de travessia. É importante ressaltar que, onde existe o semáforo, o pedestre precisa respeitar a sinalização e só atravessar a via com segurança, quando os veículos estiveram totalmente parados.

Já o motorista que parar antes da faixa, além de praticar um gesto educado estará também cumprindo a lei, pois, de acordo com o Artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro, o pedestre tem preferência de travessia em faixas não semaforizadas – onde não há sinal de trânsito.

Para a diretora-geral do Detran, Luciene Becacici, a campanha reforça a mensagem do gesto de esticar a mão para pedir passagem, garantindo a comunicação entre o pedestre e o motorista.

O motorista que não parar na faixa para priorizar o pedestre pode ser punido com multa gravíssima, que corresponde a R$ 191, 00, e a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Participaram da apresentação autoridades que respondem pelas secretarias de transporte e trânsito dos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória.

Ações voltam às ruas na Grande Vitória

Durante o café da manhã foram apresentados os spots televisivos e os jingles para rádio, que começam a ser veiculados nesta quinta-feira (17).

O intérprete do jingle da campanha, o rapper Fagundes, mantém um projeto social há três anos e que ensina street dance para crianças nas regiões de Maruípe e São Pedro.

Além da veiculação na mídia, as ações educativas voltam às ruas em Vitória - Jardim Camburi, São Pedro e Santo Antônio; Vila Velha – Glória; Cariacica – Campo Grande e Porto de Santana e Serra – Serra Sede. A campanha educativa atua em parceria com as prefeituras municipais e com agentes da Associação dos Amigos dos Deficientes Físicos (Aadef).

Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo