15/09/2008 15h05 - Atualizado em 12/12/2017 11h03

Detran-ES e Ceturb-GV vão conscientizar pedestres no Terminal do Ibes em Vila Velha

Nesta terça-feira (16) o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) irão abordar as pessoas que estiverem passando pelo Terminal do Ibes, em Vila Velha.

A ação da campanha faixa de pedestres “A segurança está em sua mão” desta terça-feira (16) é inédita, pois é a primeira vez que acontece dentro de um Terminal do Sistema Transcol. A campanha, que acontece desde 2001, desta vez será realizada em parceria com a Ceturb-GV, Aadefe, e a Prefeitura Municipal de Vila Velha.

A gerente de Educação no Trânsito do Detran-ES, Rosane Giuberti, destaca a importância da parceria entre os órgãos estaduais para uma conscientização mais eficaz. “A ação conjunta do Detran-ES e a Ceturb-GV só reforça o compromisso do Estado em ampliar, ao máximo, as ações educativas em benefício da população. O Terminal do Ibes, pela sua grande circulação de pedestres, é um local ideal para a campanha”, enfatizou.

As abordagens terão início a partir das 16 horas e vão alertar as pessoas a sempre utilizarem a faixa na hora de cruzar a rua, sinalizando com a mão esticada, onde não houver semáforo, a intenção de travessia para os veículos.

Alem das orientações, os pedestres presentes receberão também um panfleto educativo, contendo informações para todos os usuários do trânsito, pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores de automóveis.

Embora a ação desta terça seja de caráter estritamente educativo, e focado ao pedestre, vale a pena lembrar que todo o condutor que for flagrado pela autoridade de trânsito desrespeitando a faixa, será punido com multa gravíssima no valor de R$ 191,00 e, também, perderá sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Atenção à faixa

Pedestre: A faixa é sua segurança, mas ter cuidado é necessário. Antes de atravessar olhe bem para os dois lados, e estique a mão para pedir passagem. Tenha certeza de que foi visto pelos motoristas, e atenção: só atravesse com os veículos parados.

Motorista: Ao dar passagem para o pedestre na faixa, o motorista não está apenas exercendo sua cidadania, está cumprindo com a lei. Sendo assim, sempre que chegar em uma faixa, diminua a velocidade e preste atenção para ver se algum pedestre quer atravessar. Caso o pedestre estique a mão, você deve parar e dar a vez para a travessia.

Vivian Camargo
Tels.: (27) 3137-2627