Nesta terça-feira (25), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) – em parceria com a Polícia Civil – e o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) vão realizar a campanha para doação de sangue e de cadastro de medula óssea no pátio do Detran-ES, localizado na Av. Nossa Senhora da Penha, 2.270, Barro Vermelho, em Vitória. A coleta será feita das 8 às 15 horas, pela Unidade Móvel do Hemoes.
De acordo com o médico do Hemoes José Luis Pretti Bonfim, o ato solidário da doação “auxilia milhares de pessoas à espera de transfusões, acidentadas ou que serão submetidas a alguma cirurgia”.
Os voluntários vão passar por uma triagem e, após a doação, o sangue será enviado para o Hemoes, onde passará por um processo de análise e armazenamento, para posterior distribuição. A avaliação do sangue é realizada para se verificar a presença alguma doença transmissível através do sangue, o que invalida imediatamente a sua utilização.
De acordo com a coordenadora de Qualidade do Detran-ES, Rita de Cássia Souza, a campanha é importante para ajudar a suprir a demanda do banco de sangue dos hospitais públicos. “É preciso ajudar a desenvolver a consciência dos funcionários como cidadãos”, destacou.
Para doar sangue é necessário apresentar um documento de identificação com foto, pesar mais de 50 quilos, ter entre 18 e 60 anos, estar bem de saúde e não estar em jejum. Não pode doar sangue quem teve hepatite, doença de Chagas, sífilis e malária.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo
(27)3137-2627/ 9979-0642
viviancamargo@detran.es.gov.br
Texto: Vivian Camargo e Thaís Barcelos