Governo do Estado do Espírito Santo
23/03/2007 13h13 - Atualizado em 12/12/2017 10h57

Detran-ES e Polícia Militar fazem blitze neste fim de semana

As ações punitivas da campanha Madrugada Viva acontecem novamente neste fim de semana na Região Metropolitana da Grande Vitória, pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv).

A campanha tem como objetivo orientar condutores e passageiros para condutas corretas no trânsito, com foco nos acidentes de trânsito causados por ingestão de álcool. Se a embriaguez for constatada, os condutores recebem multa de R$ 957,70, além de ter a carteira de habilitação apreendida. O motorista ainda pode ter o direito de dirigir suspenso de quatro a 12 meses. Em caso de reincidência a suspensão pode chegar a dois anos.

Alterações em virtude do álcool

A ingestão de bebidas alcoólicas provoca no indivíduo modificações orgânicas e psicológicas que podem ser muito graves, impossibilitando a condução de um veículo com segurança.

Algumas informações sobre os efeitos do álcool no organismo:

- Não há como cortar o efeito das bebidas alcoólicas. Não adianta tomar café, banho frio ou fazer caminhadas.

- Os efeitos do álcool são mais intensos quando a pessoa está em jejum.

- A absorção de álcool pelo organismo é muito rápida: 90% em uma hora. Em compensação, a eliminação total leva cerca de seis a oito horas.

- Os efeitos do álcool variam de uma pessoa para outra. Uma quantidade moderada para alguém de 80 kg pode ser grave para quem pesa apenas 50 kg.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br
Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard