As ações da campanha ‘Madrugada Viva’ desse fim de semana acontecem na Grande Vitória e nos municípios de Bom Jesus do Norte, Colatina, Nova Venécia e em Domingos Martins, acompanhando a programação do Festival de Inverno. O Detran-ES, juntamente com a Polícia Militar, vai fiscalizar os condutores para evitar que eles dirijam embriagados.
As abordagens acontecem nesta quinta-feira (17), sexta-feira (18) e sábado (19). Os motoristas que forem flagrados com qualquer quantidade de álcool no sangue serão punidos com multa no valor de R$ 957,70 e terão o direito de dirigir suspenso por 12 meses. De acordo com a lei, caso o condutor esteja com uma dosagem superior 0,3 miligramas por litro de ar expelido dos pulmões, terá que responder criminalmente, com pena de seis meses a três anos de prisão.
Além do teste de bafômetro, a lei prevê ainda a medição do teor alcóolico por meio de exame de sangue e basta a constatação da concentração de seis decigramas de álcool por litro de sangue para a caracterização da infração. O condutor sofrerá as mesmas penalidades.
Desde que entrou em vigor a Lei Federal 11.705/2008, conhecida como Lei de Tolerância Zero, dia 20 de junho, o Detran-ES e a Polícia Militar já realizaram aproximadamente 28 ações da ‘Madrugada Viva’, em todo Estado.
Durante este período foram abordados 7.519 condutores, dos quais 1.237 fizeram teste de bafômetro; 153 condutores tiveram sua CNH apreendida e 57 foram encaminhados à Delegacia.
Paralelo à fiscalização da campanha Madrugada Viva, os voluntários do ‘Vida Urgente Espírito Santo’ vão às baladas da Grande Vitória e do interior para conscientizarem as pessoas sobre o perigo da mistura álcool e direção.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo
Tels.: (27) 3137-2627 / 9979-0642
viviancamargo@detran.es.gov.br
Texto: Vivian Camargo e Hermano Drumond