04/04/2007 09h52 - Atualizado em 12/12/2017 10h58

Detran-ES e Polícia Militar intensificam blitze no feriadão

Com o aumento considerável do fluxo de veículos nas rodovias estaduais e federais previsto pelo Batalhão de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante o feriado da Semana Santa, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) está empenhado nas campanhas Praia Viva e Madrugada Viva, visando a conscientizar os condutores e passageiros para um trânsito humano e seguro.

As blitze, que acontecem em parceria com a Polícia Militar, começam nesta quinta-feira (05) e vão até o próximo domingo (08). As operações têm como objetivo a redução de acidentes de trânsito causados por ingestão de álcool, e os condutores serão submetidos a testes de bafômetro.

Se a embriaguez for constatada, o condutor recebe multa de R$ 957,70 e tem a Carteira de Habilitação apreendida. Além disso, poderá ter o direito de dirigir suspenso por um período de quatro a 12 meses. Em caso de reincidência a suspensão pode chegar a dois anos.

Para Rosane Giuberti, gerente de Educação de Trânsito do Detran-ES, é fundamental que as operações sejam concomitantes entre Madrugada Viva e Praia Viva durante o feriado da Semana Santa. “Com a crise aérea no País, as vias estarão mais movimentadas durante o feriado da Páscoa. Por isso é necessário um reforço nas blitze, para que o trânsito esteja mais seguro”, informou.

Confira algumas dicas que podem evitar surpresas desagradáveis durante a viagem:

- Antes de pegar estrada com seu veículo, o condutor deve portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), além de verificar a validade e o vencimento destes documentos.

- O motorista deve, ainda, checar as condições de funcionamento de todos os equipamentos obrigatórios, como cinto de segurança, luzes de freio, pisca-alerta, farol e luz de marcha à ré. O extintor de incêndio também precisa ser conferido, inclusive a validade do produto. O motociclista e o passageiro não podem esquecer de usar capacete.

- Os passageiros devem colaborar usando o cinto de segurança e evitar atrair a atenção do motorista. As crianças com até dez anos de idade precisam viajar no banco de trás dos veículos em cadeiras específicas regulamentadas pelo Inmetro, de acordo com a Resolução 15/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

- Os condutores devem ingerir apenas água, sucos ou refrigerantes, respeitar os limites de velocidade e fazer ultrapassagens somente com total visibilidade e segurança.

Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Stephenson Groberio