02/08/2007 07h57 - Atualizado em 12/12/2017 10h59

Detran-ES inicia ações para motociclistas nesta sexta-feira (03)

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) inicia, nesta sexta-feira (03), as ações da Campanha Motociclista com pit stops educativos em Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Vitória, Vila Velha e em Linhares.

Com o tema ‘Coloque em prática as leis de trânsito’, as ações vão destacar a importância do respeito às leis de trânsito como forma de evitar acidentes. Os motociclistas serão abordados pela equipe do Detran-ES e receberão material educativo da campanha com dicas de segurança.

Além disso, o Detran-ES, em parceria com o Sindimotos-ES, Asso Honda e prefeituras municipais, irá disponibilizar um mecânico no local para que sejam avaliados alguns itens de segurança das motocicletas.

De acordo com Rosane Giuberti, gerente de Educação de Trânsito do Detran-ES, o objetivo da campanha é a conscientização das pessoas a respeito da segurança nas vias. “É importante promover a harmonia entre motoristas e motociclistas, lembrando que todos são usuários das vias públicas e cada um tem seu papel a cumprir”, declarou.

Para o diretor-presidente do Sindimotos-ES, Alexandro Martins Costa, o trabalho de conscientização visa a alertar os motociclistas sobre sua segurança e o não cumprimento da lei, “mas, se ainda assim, as leis de trânsito não forem respeitadas, os órgãos de fiscalização devem agir”, afirmou.

Já para Antonio Carlos Lima Filho, presidente do Núcleo Operacional Asso Honda (NOA), há alguns anos a frota de veículos que mais crescia no Estado era de automóveis, “hoje o quadro mudou, temos um crescimento considerável do número de motocicletas, por isso é necessário que sejam feitas ações voltadas para essa categoria”, disse.

No Brasil, atualmente, existem mais de 43 milhões de veículos, deste total 17% são motocicletas.

Os condutores brasileiros já ultrapassaram os 40 milhões, sendo que mais de 11 milhões possuem habilitação para condução de moto.

Os motociclistas, em 2003, somaram 13% das vítimas fatais em acidentes de trânsito. Considerando as vitimas não fatais, esse número sobe para 22%. Nesse mesmo ano cerca de 30% dos veículos envolvidos em acidentes no Brasil foram motocicletas.

Já no Espírito Santo, existem 342.897 motociclistas habilitados, sendo que 306.284 são homens e 36.613 mulheres. Os municípios com mais motociclistas são Vila Velha (33.640), Vitória (32.624), Colatina (24.597), Cariacica (24.081), Serra (23.599), Linhares (19.263), Cachoeiro de Itapemirim (17.927) e Guarapari (10.593).

O Detran-ES atribui esse crescimento à agilidade, praticidade, economicidade e o mercado de trabalho. Em 2006, dos 35.129 acidentes de trânsito, 28% envolveram motos.

Um trabalho de acompanhamento de acidentes graves e fatais que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vem realizando em São Paulo detectou que há alta incidência de casos em que o motivo do acidente é o fato da motocicleta transitar em alta velocidade entre filas de veículos, parados ou em movimento. Além de ser interceptada por um automóvel que tenta mudar de faixa ou altera seu posicionamento na mesma faixa.

Este trabalho mostrou, também, que o principal fator que contribui para acidentes com motocicletas é o motorista (50,4%), seguido do motociclista (37,1%), ambiente (7,7%) e veículos (0,7%). Além disso, constatou os tipos de falhas comuns entre eles: 36,6% dos motoristas não percebem a moto; 13% foram de falha de decisão do motociclista, antes do acidentes (como não diminuir ao se aproximar de um cruzamento); 11,9% dos motociclistas não perceberam o outro veículo e 9,9%, falha de decisão do motorista.

A pesquisa mostra, ainda, a efetividade do capacete na proteção da cabeça do motociclista (usado por 90% dos investigados, sendo que quase 68% usavam o de modelo fechado).

A campanha é uma ação do Governo do Estado, por meio do Detran-ES, para tentar reduzir o número de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas.

Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Stephenson Groberio