Devido ao feriado prolongado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) vai reforçar as campanhas educativas nas praias mais badaladas do Estado e também em bares e boates. Os voluntários do programa Vida Urgente Espírito Santo da Fundação Thiago Gonzaga, do Rio Grande do Sul vão entrar em ação, formando um grande exército de salva-vidas no trânsito.
As abordagens do Vida Urgente ES começam na quinta feira (20), a partir das 17 horas, e na sexta-feira (21), a partir das 10 horas, já que estes devem ser os horários de maior movimento de saída de carros. Os voluntários vão distribuir panfletos nos pedágios da Rodosol para conscientizar os motoristas que irão viajar no feriado.
No sábado (22), a equipe do programa volta para as praias da Bacutia e de Peracanga, em Guarapari, utilizando dinâmicas divertidas e descontraídas para conscientizar os banhistas e, principalmente, os jovens sobre os perigos da mistura de álcool e direção. A ação será no sábado, das 13 às 17 horas.
Além disso, na madrugada de sábado (22) para domingo (23), os voluntários também vão estar na saída do show do rapper Sean Kingston, em Guarapari. A intenção é conversar de jovem pra jovem, na mesma linguagem, estimulando-os a curtir a festa e voltar com segurança pra casa escolher uma carona segura, táxi ou pedir a alguém para buscá-lo.
De acordo com a gerente de educação no trânsito do Detran-ES, Rosane Giuberti, o objetivo é trabalhar com a conscientização, principalmente, das pessoas que estiverem saindo para pegar a estrada. Queremos que este feriado se torne motivo de alegria e não de tragédia, disse a gerente.
Detran-ES continua com a fiscalização
Para evitar acidentes e salvar vidas, o Detran-ES entende que educação e fiscalização devem andar juntas. Para isso, assim como no verão, as ações do Praia viva vão intensificar a repressão aos infratores que colocarem em risco a própria vida e a de terceiros, após ingerir bebida alcoólica e assumir a direção de um veículo.
Além disso, o Departamento vai realizar as operações do Madrugada Viva a partir desta quinta-feira (20) até domingo (23), na Grande Vitória e no interior do Estado. Durante as ações, os motoristas flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro e, se constatada a concentração de álcool acima de 0,6 decigramas por litro de sangue no organismo, têm a carteira de habilitação apreendida e recebem uma multa no valor de R$ 957,70.
O Governo do Espírito Santo, por meio do Detran-ES e da Polícia Militar, realiza as campanhas Madrugada Viva’ e Praia Viva para evitar que jovens morram no trânsito por motivo de ingestão de bebida alcoólica e embriaguez.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br
Texto: Vivian Camargo e Thaís Barcelos