Governo do Estado do Espírito Santo
11/03/2008 14h17 - Atualizado em 12/12/2017 11h01

Detran-ES itensifica fiscalização de transporte escolar na Grande Vitória

Com o início do ano letivo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e a Polícia Militar intensificaram a fiscalização nas imediações das escolas públicas e privadas do Estado. Desde então, já foram autuados 60 veículos especializados em transporte escolar. As blitze são realizadas durante todo o ano e nas abordagens são verificados itens de segurança como: extintor de incêndio, pneus, faixa lateral padronizada, faróis, buzina, cinto de segurança e o estado de conservação do veículo.

Segundo a subgerente de veículos do Detran-ES, Michelle Bragança, os transportadores escolares devem estar atentos ao prazo de renovação do credenciamento de seus veículos, que acontece a cada seis meses.

Quem não estiver dentro dos padrões estabelecidos pelo órgão poderá perder de cinco a sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ter o veículo apreendido – até que ele seja regularizado – e, além disso, pagar multa com valor referente à infração que tenham cometido.

“É importante que os pais verifiquem se o transportador está regularizado junto ao Detran para garantir a segurança dos passageiros, representados, em sua maioria, por crianças. Contratar um serviço regularizado significa, ainda, que o transportador e o veículo estão aptos a realizar um serviço de qualidade”, alerta a subgerente.

Em fevereiro, o Detran-ES, em parceria com o Sindicato das Escolas Particulares (Sinep) e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) lançou a Campanha “Transporte Escolar – Fique de olho você também” nas escolas públicas e privadas dos principais municípios do Estado. Foram feitas aproximadamente 80 mil abordagens educativas.

Esta é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), Detran-ES e Polícia Militar, com o objetivo de salvar vidas no trânsito.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br
Texto: Vivian Camargo e Thaís Barcelos
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard