25/07/2007 14h26 - Atualizado em 12/12/2017 10h59

Detran-ES lança Campanha Motociclista nesta quinta-feira (26)

O Governo do Estado, por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), lança nesta quinta-feira (26), às 9h30, na sede do órgão, a Campanha Motociclista, com o tema ‘Coloque em prática as leis de trânsito’. O objetivo é destacar a importância de respeitar as leis de trânsito como forma de evitar acidentes e conscientizar as pessoas a respeito da segurança nas vias públicas. Outro importante objetivo da campanha é gerar empatia entre motoristas e motociclistas.

No Espírito Santo existem 342.897 motociclistas habilitados, sendo que 306.284 são homens e 36.613 mulheres. Os municípios com mais motociclistas são Vila Velha (33.64), Vitória (32.624), Colatina (24.597), Cariacica (24.081), Serra (23.599), Linhares (19.263), Cachoeiro de Itapemirim (17.927) e Guarapari (10.593).

Os spots televisivos e os jingles para rádio começam a ser veiculados nesta sexta-feira (27). Além da campanha publicitária, as ações educativas serão desenvolvidas nas ruas da Grande Vitória, em parceria com as prefeituras municipais, também na sexta-feira, quando é comemorado o Dia do Motociclista.

Regras de direção defensiva

A primeira recomendação é que os motociclistas ocupem no trânsito o mesmo espaço de um carro; ou seja, andem na faixa atrás dos veículos e não ao lado. É importante também não sair ‘costurando’ ou fazendo manobras arriscadas com carros em movimento, pois o motorista pode passar pelo ‘ponto cego’ do veículo e causar um acidente.

O motoboy Claudinei Nunes Ribeiro, 25, habilitado há seis anos, nunca se envolveu em acidentes. Ribeiro afirma que “só ultrapassa os veículos quando eles estão parados no semáforo”. Manter distância dos veículos, não ultrapassar pela direita, usar roupas claras e, se possível, mais grossas, e ainda não dirigir de chinelos ou de bermuda são outras instruções importantes para se evitar acidentes e ferimentos.

Os motociclistas devem ter a atenção redobrada nos dias de chuva, quando a água se mistura ao óleo na pista, deixando-a escorregadia e dificultando as freadas. Ainda é fundamental redobrar a atenção perto de pontos de ônibus, escolas e locais de travessia de pedestres para ter tempo de decidir e executar manobras com segurança.

Confira dicas importantes:

- Use o mesmo espaço de um veículo;
- Previna riscos;
- Obedeça aos limites de velocidade;
- Não faça manobras de exibicionismo;
- Use capacete, luvas e calças;
- Ande sempre com o farol ligado.

Produção de motos cresce no País

As motocicletas são veículos de baixo valor de compra, com baixo consumo de combustível e facilidades de manobra e estacionamento. Além disso, de acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), somente no primeiro semestre de 2007 foram produzidas 876.508 motocicletas, contra 711.937 mil unidades produzidas no mesmo período do ano passado, o que representa aumento de 23,11% do volume de produção.

Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Stephenson Groberio