O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), em parceria com o Sindicato dos Motociclistas do Espírito Santo (Sindimotos), a prefeitura local e a Polícia Militar, realizam neste sábado (24) um ‘pit stop’ educativo durante ações da Campanha Motociclista, em Cachoeiro de Itapemirim.
O município possui uma frota de 66.734 veículos, sendo 25% de motocicletas. Em 2006, dos 855 acidentes de trânsito com vítimas, 42% envolveram motociclistas. Com o tema ‘Coloque em prática as leis de trânsito’, as ações vão destacar a importância do respeito às leis como forma de evitar acidentes.
Para o diretor adjunto do Detran-ES, Marcelo Ferraz, o índice de acidentes envolvendo jovens e motociclistas tem crescido bastante nos últimos anos, por isso, parcerias importantes vêm sendo firmadas, com o objetivo de mobilizar a sociedade para a redução desses índices. "Nosso objetivo é preservar vidas", declarou ele.
Tendas
Durante as ações em Cachoeiro de Itapemirim serão montadas três tendas. Cada uma delas realizará uma atividade diferente, voltada para os motociclistas.
Tenda Educação: Abordagens aos condutores sobre comportamento seguro nas vias, dicas de pilotagem segura e presença de um médico, que vai aferir a pressão arterial e dará orientações de saúde.
Tenda Mecânica: Avaliação das motocicletas e algumas correções, realizadas por um mecânico.
Tenda Serviço: Consulta ao sistema de veículos, com orientação sobre a situação da motocicleta, procedimentos para regularização e também consulta ao sistema de habilitação, com orientações sobre renovação, mudança de categoria e outros.
Na última semana, o Detran-ES realizou a ação em Guarapari e abordou 700 motociclistas. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Detran-ES e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) para reduzir o número de acidentes e mortes envolvendo motociclistas.
Informações à Imprensa:
Informações adicionais:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br