09/09/2008 06h57 - Atualizado em 12/12/2017 11h03

Detran-ES orienta pedestres e motoristas em Vitória

A ação da campanha da faixa de pedestres “A segurança está em sua mão” desta semana acontece em Vitória. Nesta terça-feira (09), a equipe do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), juntamente com os agentes da guarda municipal, estará na rua José Teixeira, na Praia do Canto, próximo ao Centro da Praia Shopping.

Nas abordagens, os motoristas serão orientados a priorizarem a travessia segura dos pedestres pela faixa nos locais onde não houver semáforo. Os motoristas que não respeitarem a norma serão punidos com multa gravíssima no valor de R$ 191,00 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

As pessoas que passarem pelo local também serão alertadas a sempre utilizarem a faixa na hora de atravessar a via e sinalizar sua movimentação para os veículos que estiverem passando pelo local antes de cruzar a rua.

Na final do mês passado, uma mulher foi morta atropelada por uma moto ao atravessar a via fora da faixa de pedestres, próximo ao local onde a campanha será realizada. A gerente de Educação de Trânsito do Detran-ES, Rosane Giuberti, disse que o uso da faixa é fundamental para a segurança dos pedestres. “O pedestre nunca deve atravessar fora da faixa e ao passar precisa sempre prestar atenção se todos os veículos estão parados”, destacou ela.

De acordo com dados da Prefeitura de Vitória, no ano passado, dos 1.797 acidentes com vítimas registrados na cidade, 349 foram atropelamentos, o que representou 19% do total, ficando atrás apenas das colisões entre veículos. Entre os acidentes com vítimas fatais, o número de atropelamentos alcançou o índice de 42%, ficando em primeiro lugar, com nove mortes.

Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo