16/04/2008 13h41 - Atualizado em 12/12/2017 11h01

Detran-ES orientou mais de dois mil motoristas e pedestres durante campanha educativa em Vitória nesta terça (15)

A campanha da faixa de pedestres “A segurança está na sua mão” orientou mais de dois mil motoristas e pedestres em Vitória nesta terça-feira (15). A ação, que foi realizada no bairro Jardim Camburi, orientou a população sobre o uso e respeito à faixa. Esta é a quarta cidade da Região Metropolitana da Grande Vitória onde acontecem as abordagens da campanha. Na próxima semana o trabalho será realizado nas ruas e avenidas de Fundão.

A campanha, organizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) em parceria com a Polícia Militar e as Prefeituras municipais da Região, já abordou aproximadamente 7,5 mil pessoas. As ações estão acontecendo em pontos estratégicos, de grande circulação de pedestres.
O objetivo é conscientizar os condutores a priorizarem a travessia de pedestres na faixa em locais sem semáforos, e ensinar as pessoas a indicar sua intenção de atravessar uma via, levantando o braço.

Segundo a coordenadora de Campanhas Educativas do Detran, Maria Adriana Gonçalves, a campanha tem sido muito bem recebida tanto por pedestres quanto por motoristas. "As pessoas percebem como um gesto no trânsito pode fazer muita diferença e dar mais segurança", declarou.

O motorista que não parar na faixa para priorizar a travessia segura do pedestre será autuado e receberá uma multa de R$ 191, 00. Além disso, ele perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o que corresponde a uma infração gravíssima.

Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo