10/05/2007 11h18 - Atualizado em 12/12/2017 10h58

Detran-ES participa do I Seminário de Mobilidade Urbana de Vitória

O I Seminário sobre o Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Vitória (PDTMU) foi encerrado na noite desta quarta-feira (9), no Centro de Convenções de Vitória. O evento foi organizado pela Prefeitura de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV).

Durante o seminário foi discutida com a sociedade a questão da mobilidade do município e seu entorno, com a apresentação de um diagnóstico atual do cenário local e do transporte público. O evento é o primeiro de três que serão promovidos para conclusão do Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana, que cumpre normas do Estatuto das Cidades do Governo Federal.

Para a diretora geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), Luciene Becacici, o seminário vai de encontro às idéias da atual gestão, que tem como um dos eixos estratégicos envolver ações que promovam a mobilidade na Região Metropolitana da Grande Vitória. “O Detran se propõe, na sua área de competência, a apoiar iniciativas e projetos que priorizem a circulação de pedestres e de passageiros no sistema de transporte coletivo. Nessa linha de ação se inserem todas as campanhas educativas do órgão”, explicou.

Ainda segundo Luciene Becacici, o Governo do Estado quer ser parceiro atuante na consolidação do desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Vitória sem prejuízos à qualidade de vida das cidades que a integram. “Por isso também o apoio às administrações locais que ainda não municipalizaram o trânsito. Junto com a Ceturb, trataremos de alternativas tecnológicas que aprimorem a operação do sistema metropolitano de transporte coletivo”, disse.

Outros pontos discutidos durante o seminário foram a questão dos novos pólos geradores de tráfego em Vitória e a apresentação das políticas de mobilidade urbana do Ministério das Cidades pelo secretário nacional, José Carlos Xavier Grafite. Além disso, houve uma apresentação do diagnóstico sobre trânsito e sistema viário e transporte não-motorizado.

Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Stephenson Groberio