24/03/2008 14h17 - Atualizado em 12/12/2017 11h01

Detran-ES realiza ações da campanha faixa de pedestre nesta terça-feira (25) em Viana

O Departamento Estadual de Trânsito (Dentran-ES) realiza, nesta terça-feira (25), mais uma ação da campanha "Parar na faixa é sinal de respeito à vida". Desta vez, as abordagens acontecem no município de Viana, às 15 horas. Motoristas e pedestres serão alertados e conscientizados sobre o respeito e uso correto da faixa.

A cada semana, a campanha, que conta com a parceria das prefeituras municipais e da Polícia Militar por meio do Batalhão de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv), é realizada em um município da Grande Vitória. As primeiras abordagens ocorreram na última terça-feira, em Laranjeiras, em Serra.

"Nossa meta é despertar a consciência da população sobre a importância de uma mudança comportamental no trânsito", afirma a gerente de Educação do Trânsito do Detran-ES, Rosane Giuberti. Segundo ela, a campanha visa reforçar a mensagem de que o gesto de esticar a mão para pedir passagem garante a comunicação entre o pedestre e o motorista; lembrar ao pedestre que a faixa existe para sua segurança e, incentivar os motoristas a dar passagem para os pedestres sempre que estiverem numa faixa onde não há semáforo.

A multa para o motorista que não parar na faixa para priorizar a travessia segura do pedestre é de R$ 191, 00. A infração é gravíssima e corresponde à perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A orientação para o pedestre é observar a sinalização e atravessar sempre na faixa. Se não houver semáforo no local, basta sinalizar a passagem com o braço estendido. Antes de atravessar, portanto, verifique se todos os carros pararam.

Durante a ação desta terça-feira (25) os motoristas que estiverem desrespeitando a lei, no local das abordagens, serão autuados.

Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo