O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) - em parceria com a Polícia Militar - realiza neste sábado (15) e domingo (16) blitze da campanha Madrugada Viva na Grande Vitória e no interior do Estado. As operações são realizadas em pontos estratégicos, definidos pela Polícia Militar.
Durante as ações, os motoristas flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro e, constatada a concentração de álcool acima de 0,6 decigramas por litro de sangue no organismo, têm a carteira de habilitação apreendida e recebem uma multa no valor de R$ 957,70.
A campanha é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Detran-ES, para tentar reduzir o número de acidentes de trânsito por ingestão de bebida alcoólica e embriaguez, principalmente envolvendo jovens. Segundo especialistas, as condições emocionais específicas da adolescência, como a necessidade de auto-afirmação, competitividade, exibicionismo, onipotência, busca de intensas e prazerosas sensações, em conjunto com a bebida alcoólica, fazem do jovem um forte candidato ao grupo de risco de acidentados no trânsito.
Para Rosane Giuberti, gerente de educação no trânsito do Detran-ES, a passagem da infância para a fase adulta, juntamente com o período da obtenção da CNH (carteira nacional de habilitação), lhe dá um certo status e uma idéia de liberdade muito grande. Ao mesmo tempo são exigidas, pelas leis de trânsito, a responsabilidade individual do condutor, já que terá que obedecer regras rígidas. "Quando esse jovem motorista (18 a 25 anos) resolve desafiar estas normas acaba envolvido em acidentes de trânsito, que resultam em lesões corporais graves ou vítimas fatais”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br
Texto: Vivian Camargo e Thaís Barcelos