23/02/2006 14h05 - Atualizado em 12/12/2017 10h53

Detran lança Anuário Estatístico e projetos pedagógicos

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) lança nesta segunda-feira (06)o Anuário Estatístico 2005 e dois projetos na área pedagógica: Trânsito em Jogo e Educar para a Paz no Trânsito. O evento acontece no auditório do Detran, na Avenida Nossa Senhora da Penha, 2270, às 16 horas.

Participam do lançamento dos projetos representantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, prefeituras da Grande Vitória e interior, além de entidades ligadas ao Sistema Nacional de Trânsito.

De acordo com Magda Lamborghini, gerente de Educação de Trânsito do Detran, o lançamento dos programas é fruto de uma incessante busca de novidades para a população. “É preciso trabalhar o tema trânsito de forma interessante e divulgar o resultado de nosso trabalho”, concluiu.

Conheça os projetos que serão lançados pelo Detran:

Anuário Estatístico 2005

O Anuário 2005 é o segundo produzido pela equipe de Estatística do Detran. O primeiro foi lançado em 2005 com informações de 2004. O Anuário possui relevantes informações sobre Acidentes e Vítimas de Trânsito, Infrações, Habilitação, Frota e Educação de Trânsito e foi elaborado para ser referência e produzir ações que promovam a qualidade de vida dos cidadãos, condutores e pedestres.

Educar para a Paz no Trânsito

O projeto ‘Educar para a Paz no Trânsito’ é uma proposta pedagógica com a finalidade de capacitar os profissionais da educação e formar multiplicadores de trânsito, com destaque para a educação infantil. O curso é realizado pela Coordenação de Produção Pedagógica e oferecido em 30 horas/aula, com 80 vagas por município. A primeira cidade a receber o projeto é Nova Venécia, entre os dias 15 e 17 de março.

Trânsito em Jogo

O ‘Trânsito em Jogo’ é uma mini-cidade desenvolvida em lona, no formato 12mx12m, e que trata de situações corriqueiras do trânsito de forma divertida. Ele reproduz as condições dos centros urbanos, mediante o traçado de uma via que atravessa uma cidade com logradouros, dividida em áreas numeradas. O jogo é destinado a crianças de 7 a 12 anos, que utilizam dados de isopor com 0,5m para brincar.

O jogo possibilita conhecer e compreender regras e normas de circulação, além de manter as crianças em contato com a realidade do trânsito.

Texto: Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br