Governo do Estado do Espírito Santo
16/06/2005 14h59 - Atualizado em 12/12/2017 10h15

Detran oferece curso gratuito para renovação de CNH

A partir da segunda quinzena de julho, cerca de 350 mil motoristas capixabas que tiraram a carteira de habilitação antes de 1998 poderão realizar gratuitamente o curso de direção defensiva e primeiros socorros ou prova teórica das duas matérias na renovação da CNH. O anúncio foi feito pelo Governador do Estado, Paulo Hartung e pelo diretor geral do Detran, Evaldo Martinelli, em entrevista coletiva, na tarde de hoje.

“Os projetos do Detran são muitos, todos estão dando resultados e agora há a necessidade do curso de aperfeiçoamento na renovação, que revive conceitos e informações. A imprensa e a opinião pública receberam bem a decisão, mas receberam mal, com razão, mais um custo na vida do cidadão. O que o Governo do Estado, através do Detran está fazendo de forma pioneira, é com a própria estrutura que nós temos oferecer esse curso de forma gratuita para os condutores capixabas”, esclareceu o Governador.

As novas regras foram estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), na Resolução 168 e o Detran-ES será o único no país a oferecer os serviços sem ônus para a população. Para isso está sendo firmada uma parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP) que irá realizar os cursos e aplicar as provas pelo Detran. Na Grande Vitória, será utilizado o espaço da ESESP, no Bairro República e no interior os locais serão as sedes das superintendências estaduais de educação, localizadas em doze municípios.

“A gratuidade do curso será durante este ano, utilizando a estrutura do Estado e os recursos oriundos de multas do Detran. O objetivo é trazer os motoristas para realizarem o curso imediatamente. Os nossos condutores não devem ver a necessidade do curso como uma punição, ao contrário, é uma reciclagem, para que esses conceitos sejam efetivamente aplicados na prática do trânsito e auxiliem na redução de acidentes”, explicou Martinelli.

A Resolução é válida para o condutor que tirou a carteira antes 1998 e para os que possuem o documento antigo ainda sem foto. Esses motoristas não foram submetidos ao curso de direção defensiva e noções de primeiros-socorros, como é feito atualmente nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). A carga horária mínima de 10 horas para direção defensiva e 5 horas para primeiros-socorros.

Para fazer a prova, o motorista terá à disposição, no site do Detran (www.detran.es.gov.br) o conteúdo de primeiros socorros e direção defensiva, dentro do link Educação de Trânsito. Também será disponibilizado no site um simulado com questões das duas matérias.

Informações à Imprensa:
Karyna Amorim
Assessoria de Comunicação Detran-ES
Tels: (27) 3137-2693 / 3137-2627 / 9944-1358
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard