Governo do Estado do Espírito Santo
01/02/2007 16h43 - Atualizado em 12/12/2017 10h56

Detran prepara nova área de exames para conduzir motos

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) prepara para a próxima semana a nova área de exames para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A, para conduzir motos. A área está localizada nas proximidades da Fazendinha e do Shopping Norte Sul, em Jardim Camburi, Vitória.

A nova área substitui a pista localizada na Praia do Canto, em Vitória e possui os seguintes obstáculos:

• ziguezague (slalow) com no mínimo quatro cones alinhados com distância entre eles de 3,5 m (três e meio);
• duas curvas seqüenciais de 90º (noventa graus) em formato de “L”;
• duas rotatórias circulares que permitam manobra em formato de “8” (oito).

Além disso, o Detran dá dicas de segurança para os futuros motociclistas, como manter a moto equilibrada; usar os dois freios ao mesmo tempo, com os quatro dedos na manete.

Deve-se pilotar com a coluna reta, sentado no centro da moto, com ombros e braços relaxados, para garantir mais estabilidade; o garupa deverá sentar-se bem próximo ao piloto, acompanhando os movimentos e inclinações do mesmo, devendo se equipar conforme o piloto, com capacete, luvas, botas e jaqueta para a própria proteção e segurança. O motociclista deve manter-se sempre visível a qualquer distância, com roupas claras e refletivas, sinalizando suas intenções.


A área está localizada em Jardim Camburi


Evitar manter-se nos pontos cegos de visão dos automóveis e nos cruzamentos, também é uma boa dica, assim como parar e olhar antes de passar. Não se pode dividir a mesma faixa com outros veículos; e sim pilotar utilizando as técnicas de direção defensiva.

As condições da pista merecem ser observadas e ações de pedestres e outros veículos devem ser prevenidas, decidindo antecipadamente o que deve ser feito para seguir com segurança. Verificar com freqüência as luzes e pneus é outro ponto, e também a manutenção da moto bem regulada. A fragilidade do veículo exige cuidados especiais e muita atenção na hora de conduzir.

As provas serão realizadas às quartas-feiras, com uma média de cem alunos por exame.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br
Grazieli Esposti
grazieliesposti@detran.es.gov.br
Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard