O Departamento Estadual de trânsito (Detran) está realizando, desde o início deste mês, um curso de capacitação básica para comunicação através de Libras – Linguagem Brasileira de Sinais.
O curso, que acontece no auditório do órgão, é direcionado aos examinadores internos que aplicam provas de legislação de trânsito. O objetivo é habilitar esses profissionais para trabalhar com portadores de deficiência auditiva.
As aulas são ministradas pelos professores Fábio Pitol Coutinho e Leonardo Lúcio Vieira Machado, habilitados pela Federação Nacional de Educação e Integração Nacional dos Surdos (Feneis).
O professor Fábio Coutinho, que possui deficiência auditiva, afirma que o mercado de trabalho é muito reduzido para portadores de deficiência. “Nós somos pessoas normais e sentimos necessidade de realizar as tarefas cotidianas como todo mundo”. Segundo o professor, a língua de sinais permite a melhor interação entre pessoas surdas e, permitirá uma comunicação maior entre os examinadores de trânsito e os alunos que farão as provas.
O Detran, em parceria com a Associação dos Amigos de Deficientes Físicos ( AADEF), possui 62 funcionários portadores de necessidades especiais distribuídos nas Ciretrans da Grande Vitória e na sede do órgão.
O curso tem duração de 120 horas, sendo que as aulas ocorrem às quintas e sextas-feiras das 18h30 às 22 horas. As aulas também acontecem em dois sábados, por mês, das 8 às 13 horas. O término do curso está previsto para o dia 11 de novembro.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Francisco Pinheiro e Fátima Negrelli
franciscopinheiro@detran.es.gov.br, fatimanegrelli@detran.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2627 – (27) 9979-1479
Texto: Mariana Rodrigues Carlos
marianarodrigues@detran.es.gov.br