05/06/2007 08h59 - Atualizado em 12/12/2017 10h58

Detran realiza ações da campanha ‘Faixa de Pedestre’ nesta semana

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), em parceria com Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv) e as prefeituras municipais, volta as ruas nesta terça (05) e quarta-feira (06) para abordar motoristas e pedestres com ações da campanha ‘Faixa de Pedestre’.

Os objetivos das ações são reforçar a mensagem de que o gesto de esticar a mão para pedir passagem garante a comunicação entre o pedestre e o motorista; lembrar ao pedestre que a faixa existe para sua segurança e incentivar os motoristas a dar passagem para os pedestres sempre que estiverem numa faixa não semaforizada.

O motorista que não parar na faixa para priorizar a travessia segura do pedestre pode ser punido com multa gravíssima, que corresponde a R$ 191, 00, e a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com Rosane Giuberti, gerente de Educação de Trânsito do Detran-ES, a campanha seguirá a linha educativa, pois o foco é despertar a consciência da população sobre a importância de uma mudança comportamental no trânsito “e, com isso, melhorar a mobilidade em nossas cidades”, afirma.

Para esta semana já estão confirmadas ações nos municípios de Cariacica, Serra e Vila Velha. A campanha educativa atua em parceria com as prefeituras municipais e com agentes da Associação dos Amigos dos Deficientes Físicos (Aadef).

Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo