As ações punitivas da campanha Madrugada Viva acontecem novamente neste fim de semana, com uma blitz programada para a madrugada de sábado (06), em Vitória. A campanha é realizada pelo Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv) em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
A campanha tem como objetivo evitar os acidentes de trânsito por embriaguez e os condutores flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro. Se a embriaguez for confirmada, a habilitação será apreendida e o direito de dirigir pode ser suspenso por um período de quatro a 12 meses.
Durante a operação, alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) pesquisam o comportamento dos condutores que bebem e dirigem. O trabalho acontece em parceria com a Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas, da Escola Paulista de Medicina.
A campanha Madrugada Viva teve início em agosto de 2004 e, neste período, 20 mil condutores foram abordados e 1,3 mil habilitações foram apreendidas. Somente em 2006 foram apreendidas 156 habilitações durante 640 abordagens.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br