Governo do Estado do Espírito Santo
29/10/2013 09h33 - Atualizado em 12/12/2017 10h31

Detran realiza primeiro leilão de veículos para reciclagem no ES

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) vai realizar nesta quarta-feira (30) às 14 horas, no auditório da sede, o primeiro leilão de veículos para reciclagem. Estará disponível para lance o lote com aproximadamente 1900 toneladas de material ferroso dos automóveis e motocicletas.

Poderão participar do leilão apenas pessoas jurídicas, ou seja, empresas. Além disso, elas terão de se comprometer a realizar os procedimentos de descontaminação, prensagem ou descaracterização, trituração e reciclagem dos materiais presentes nos automóveis. Para atender a essas exigências, deverão ser qualificadas e possuir as licenças que garantem a capacidade técnica para realização dos serviços.

O lance inicial terá por base o valor da tonelada de material ferroso a ser reciclado, avaliado em R$170,00 por tonelada. Os representantes das empresas interessadas em participar deverão se identificar na recepção do Detran|ES, em até trinta minutos antes do início do leilão, apresentando o contrato social/estatuto social, acompanhado de ata de eleição da diretoria e CNPJ. Orienta-se, ainda, que evitem ir com trajes como camisetas e bermudas curtas, além de sandálias de dedo.

O Espírito Santo é o terceiro Estado do País a utilizar o modelo de leilão para reciclagem de veículos. Ele foi adotado visando à preservação do meio ambiente, uma vez que alguns compradores estavam descartando as latarias pelas ruas da cidade, favorecendo, assim, a proliferação de mosquitos e ratos e a possibilidade de contato dos materiais poluentes (gasolina, óleo, bateria etc.) com o solo ou as redes pluviais e fluviais.

O diretor-geral do Detran|ES , Carlos Lopes, falou sobre o novo modelo de leilão adotado: “Esse modelo de leilão é mais uma medida para esvaziar os pátios credenciados do Detran|ES e encontrar uma solução sistêmica para a situação dos veículos abandonados sob nossa responsabilidade. Além dessa ação, o Detran|ES também tem preparado editais buscando pátios mais adequados. A nossa intenção é facilitar o processo para o cidadão, simplificando procedimentos e mantendo a segurança, o controle.”

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco
(27)3137-1652 / 9943-7060
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
Vitor Possatti
(27)3137-2627
vitor.possatti@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard