Governo do Estado do Espírito Santo
16/09/2010 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h19

Detran|ES abre Semana Nacional de Trânsito com ação educativa neste sábado (18)


As equipes de educação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) estarão neste sábado (18), das 10 às 12 horas, em Vitória, conscientizando os motoristas capixabas sobre a importância do uso do cinto de segurança e da cadeirinha infantil. As abordagens ocorrem em frente ao cruzamento entre o supermercado Wal Mart e a concessionária de veículos Pódium, nos bairros Santa Luzia e Barro Vermelho.

A ação dará início às atividades do Detran|ES durante a Semana Nacional de Trânsito, que começa neste sábado (18) e prossegue até o próximo dia 25. No período, os órgãos e entidades do sistema nacional de trânsito vão promover ações de segurança com base no tema "Cinto de segurança e cadeirinha", proposto pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2008, 62,8% dos capixabas não têm o hábito de utilizar o cinto de segurança no banco de trás dos veículos. Desse total, 39,9% nunca utilizam o cinto e 22,9% só o usam às vezes ou raramente.

Já com relação ao banco da frente, 71,2% dos condutores e passageiros alegam que sempre utilizam o cinto.

Acidentes com crianças

De acordo com os dados do Denatran, os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos de idade no Brasil. Em 2008, foram registradas 22.472 vítimas não fatais de acidentes de trânsito (com idade entre 0 e 12 anos de idade) e 802 vítimas fatais de mesma faixa etária.

Dentre estes acidentes de trânsito, estão os que vitimam a criança na condição de passageira de veículos. E é exatamente o uso do dispositivo de retenção, popularmente conhecido como bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, que pode diminuir drasticamente as chances de lesões graves - e de morte - no caso de uma colisão.

Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) os dispositivos de retenção para crianças reduzem em até 70% os riscos de morte de bebês.

Pioneirismo

Desde maio deste ano, o Detran|ES já vem trabalhando ações de abordagens nas ruas e divulgando vídeos educativos, veiculados nas TVs de todo o Estado, com a campanha do cinto de segurança "Eu decidi pela vida" e da cadeirinha infantil "Coisas de criança". Entretanto, ações de conscientização de pais sobre a importância do uso de assentos de retenção para crianças já haviam sido realizadas desde 2008 pelo órgão, em ocasião da Semana Nacional de Trânsito daquele ano, cujo tema foi "A Criança e o Trânsito".

A campanha sobre o cinto de segurança "Eu decidi pela vida", por sua vez, foi a primeira no País a mostrar de forma clara e objetiva as consequências de uma colisão para os passageiros de um carro. Nos vídeos da campanha, dublês simulavam em câmera lenta cada etapa sofrida pelo corpo em suspensão e em que áreas do veículo as partes do corpo entram em choque.

O site da campanha www.eudecidipelavida.com.br permanece em atividade na internet e é constantemente atualizado com informações, artigos, comentários dos internautas, entrevistas e vídeos.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Sayonara Lacerda
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382
sayonara.lacerda@detran.es.gov.br
Vinícius Yungtay
(27)3137-2627/ (27)9943-7060
viniciusyungtay@detran.es.gov.br
www.twitter.com/detranES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard