Entre os dias 18 e 25 de setembro o País estará envolvido em mobilizar a sociedade para uma reflexão sobre a violência no trânsito. No Espírito Santo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) criou uma programação diária para discutir a co-responsabilidade de todos na construção de um trânsito mais seguro e humano.
O evento de abertura oficial da Semana “Educação no Trânsito e Mobilização Social” será nesta sexta-feira (18), às 14 horas, no auditório do Detran|ES - Av. Nossa Senhora da Penha, 2270, Barro Vermelho, em Vitória. Durante a abertura, haverá a apresentação do Coral Vida Urgente - Rio Grande do Sul, o coral existe há cinco anos e é composto por uma equipe de heróis, ou seja, pais e familiares que tentam através do canto conviver com a dor da perda de um filho ou parente.
De acordo com a equipe da Fundação, a ideia de criar o coral partiu de uma necessidade de consolidar, objetivamente, o sentimento de todos os pais que haviam perdido filhos em acidentes de trânsito. No Espírito Santo, o Detran|ES está iniciando as ações para a criação de um Grupo de Apoio Familiar, que, será implantado no próximo sábado (19) no espaço Vida urgente ES.
Segundo a presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Diza Gonzaga, o Coral Vida Urgente trouxe nova motivação ao grupo. “As famílias buscam forças para conviver com a dor da perda. Muitos pais nos procuraram para pedir ajuda e por isso, criamos o Grupo de Apoio e o Coral Vida Urgente. Os 30 pais que estarão cantando, aqui no Espírito Santo, para os capixabas, têm como foco, principalmente, apoiar, incentivar e ajudar as famílias de vítimas de acidentes de trânsito do Estado”.
Além do Coral, o órgão, por meio do programa Vida Urgente ES, fará ainda, uma exposição com fotos de vítimas de acidentes de trânsito ocorridos em todo o Brasil, incluindo os capixabas.
Para o diretor geral do Detran|ES, Paulo Lemos, que também participa da abertura da Semana, o tema “As estatísticas tem rosto” criado para a exposição, é claro em seu objetivo. “Desejamos mostrar à sociedade que não são apenas os números que crescem com o aumento do índice de violência no trânsito, mas também os de jovens vitimados, que muitas vezes estão começando a vida e por imprudência são interrompidas”, declarou.
Paulo Lemos disse, ainda, que a Semana Nacional de Trânsito terá uma vasta programação, e, adiantou algumas ações. “Estaremos com o espaço Vida Urgente ES aberto, das 08 às 22 horas, para receber a sociedade capixaba com mostra de trabalhos dos 2,4 mil voluntários, exposições, palestras e teatros”.
Confira a programação do dia 18 (sexta-feira):
08 às 22 horas - Mostra de trabalhos
14 horas - Abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito 2009 com Coral Vida Urgente e Expo Vida Urgente ‘As Estatísticas tem rosto’
18h30 - Palestra com a presidente da Fundação Thiago Gonzaga
Informações à Imprensa:
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Vivian Camargo
Vinícius Yungtay