O Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) vai realizar ações que visam a reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas no Estado. Na manhã desta sexta-feira (13) foi realizada uma reunião na sede do órgão, com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), da Secretaria de Segurança Pública, Defesa Social (Sesp) e da Delegacia de Delitos de Trânsito.
Durante o encontro foram discutidas propostas para a redução dos acidentes envolvendo motociclistas. Entre as medidas está a ampliação do número de circuitos fechados de provas práticas de motocicletas.
PropostasAtualmente existem três áreas de provas no Estado: em Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares. A previsão é de que mais sete áreas sejam construídas, chegando ao total de dez.
Os municípios mais cotados para receberem as novas áreas são Vila Velha, Serra, Vitória, Colatina e Santa Maria de Jetibá. Em Guarapari e São Mateus os projetos de construção de áreas já estão em andamento. As cidades são escolhidas de acordo com a frota de motos.
Além disso, o Detran|ES pretende aprimorar o conteúdo das aulas teóricas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Um vídeo será produzido em parceria com a Sesp, PMES, Sesa e DER.O vídeo específico sobre motos vai conter material didático sobre itens de segurança para o piloto e o carona, além de imagens reais de acidentes envolvendo motociclistas. Também serão gravados depoimentos de policiais militares sobre as principais situações de risco que acontecem no dia a dia e testemunho de vítimas que ficaram com sequelas devido ao acidente.
Na semana que vem será realizada uma reunião com representantes dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Estado. O objetivo é discutir como será realizada a inserção deste material nas aulas teóricas.
Conscientização
A partir de outubro, uma campanha será divulgada na imprensa local conscientizando a população sobre os riscos de acidente no trânsito, com ênfase nos motociclistas. Os voluntários do programa Vida Urgente Espírito Santo também vão realizar ações de educação específicas voltadas para motociclistas em todo o Estado.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Sayonara Lacerda
(27)3137-2627/ (27)9943-6382
sayonara.lacerda@detran.es.gov.brVinícius Yungtay
(27)3137-2627 / (27)99437060
viniciusyungtay@detran.es.gov.brwww.twitter.com/detranES