Todos os dias os chamados "piratas da Internet" procuram novas estratégias para furtar dados como senhas e informações bancárias dos usuários da rede de computadores. O uso de e-mails com informações falsas e links que escondem vírus é conhecido mundialmente como "phishing", e no Brasil é comum que os fraudadores se passem por grandes bancos ou sites de notícias.
Na busca por mais vítimas, os criminosos também estão se passando por órgãos públicos de diversas esferas. Por este motivo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES) alertam os proprietários de veículos sobre a existência de um e-mail com informações falsas, que indica supostos autos de infração expedidos pelo DER-ES, sem especificar a qual Estado pertence o órgão ou sequer a placa do veículo que teria cometido as infrações.
O e-mail falso informa que notificações de autuação não teriam sido entregues e disponibiliza dois links que permitiriam ao proprietário do veículo recorrer das multas. Ao clicar nos links o usuário abre uma brecha para que o vírus entre no computador e permita o roubo de dados.
Segundo o gerente operacional do Detran|ES, Maurício Cabaleiro, o órgão não envia e-mails para os proprietários de veículos. "Toda nossa comunicação com os proprietários ocorre via postal. Não enviamos e-mail, até porque não cobramos essa informação na hora de registrar o veículo", explica.
O DER-ES também orienta os condutores para que não abram este tipo de e-mail, pois todas as autuações emitidas pelo Departamento são enviadas por meio dos Correios.
Informações de multas
O motorista que quiser saber se tem alguma multa registrada para o seu veículo deve acessar a página principal do site do Detran|ES,
www.detran.es.gov.br e digitar o número da placa e o Renavam no campo "Acesso Direto - Informações do Veículo". Outra opção é o tele-atendimento do Disque-Detran|ES, que atende pelo telefone 154.
Para conhecer os procedimentos da lavratura do auto de infração por infrações de responsabilidade do proprietário e do condutor do veículo, e entender como proceder em casos de defesa prévia e recurso, o condutor pode acessar o site do DER-ES,
www.der.es.gov.br.
Confira abaixo uma das versões do e-mail falso:
"Extrato de Multas Online.
Constam no (SIER) Sistema integrado de Estradas e Rodagens, várias infrações cometidas pelo seu veículo, e devido ao retorno das notificações por falha na hora da entrega, estamos enviando a mesma online neste e-mail cadastrado no gravame do seu veículo em nosso sistema. As notificações estão disponíveis abaixo para download junto com o formulário, caso queira recorrer no prazo de até 5 dias úteis após recebimento.
Notificacao DER-23873872837/2011 - Valor R$ 191,54
Notificacao DER-24342262364/2011 - Valor R$ 574,61
(Artigo 257, § 7º do CTB e artigos 5º e 6º da Resolução nº 149/03 -
CONTRAN) O proprietário do veículo deverá seguir todas as
orientações constantes do formulário existente na notificação de
autuação por infração à legislação de trânsito quando não for o
responsável pela infração.
Atenciosamente,
Departamento Estadual de Trânsito"
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Mônica Luz
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382
monica.luz@detran.es.gov.brVinícius Yungtay
(27)3137-2627/ (27)9943-7060
viniciusyungtay@detran.es.gov.br www.twitter.com/detranES Assessoria de Comunicação do DER-ES
Betina Guimarães
(27) 3636 4404 / (27) 9754 8048
derbetina@gmail.com